Notícia
Confiança dos empresários alemães recua em Dezembro
Os empresários alemães estão menos optimistas quanto ao futuro da situação económica do país. Ainda assim, o presidente do Ifo diz que as empresas estão repletas de “espírito festivo”.
A confiança dos empresários alemães surpreendeu os analistas ao cair em Dezembro, depois de ter atingido máximos históricos no mês anterior, o que pode sinalizar algum abrandamento de actividade num futuro próximo.
A conclusão é tirada pelo instituto de investigação económica Ifo, que publicou hoje o seu índice de clima de negócio, com base em inquéritos a sete mil empresas. Depois de ter batido o recorde em Novembro (117,6), em Dezembro o índice recuou para 117,2. Um valor que ficou abaixo das expectativas dos economistas contactados pela Reuters.
A agência noticiosa explica que este valor mais baixo do que se esperava é explicado por expectativas mais moderadas para o futuro, embora a avaliação da situação actual esteja até mais optimista.
Ainda assim, o índice continua perto de máximo e Clemens Fuest, presidente do Ifo, considera que "as empresas alemãs estão cheias de espírito festivo".
Para Jennifer McKeown, do Capital Economics, este recuo do sentimento económico "sugere que nem a incerteza política [na Alemanha] nem a perspectiva de diminuição da compra de activos do BCE penalizaram muito o optimismo sobre 2018".