Notícia
Comércio estagna na Europa e cresce 3% em Portugal
Em abril, o comércio a retalho estagnou na União Europeia e caiu ligeiramente na Zona Euro, em comparação com o mês de março. Em Portugal ainda sobe 3%, tanto na comparação em cadeia como homóloga.
O comércio a retalho estagnou em abril na Zona Euro e caiu 0,1% na União Europeia (UE), face ao mês de março, estando a recuar em termos homólogos. Portugal é, no entanto, um dos países onde mais cresceu, tanto na comparação em cadeia (3%) como na comparação homóloga.
Voltando à Europa, em termos homólogos, que comparam maio de 2022 com maio de 2023, o índice do Eurostat aponta para uma quebra de 3% na União Europeia e de 2,9% na Zona Euro. Nos países da moeda única está a cair 3,5% na comida, bebida e tabaco, 2,2% nos combustíveis de automóveis e 2,1% nos produtos não alimentares.
O gráfico revela uma tendência de abrandamento. Em cadeia porém, a União Europeia estagna e a Zona Euro regista um ligeiro decréscimo (-0,1%). É que, entre os países do Euro, a comida, bebida e tabaco está a recuar 0,5%, os combustíveis 0,3%, enquanto os produtos não alimentares crescem apenas 0,1%.
Na comparação em cadeia, o volume do comércio a retalho subiu 3,2% em Portugal, o que representa o segundo maior aumento entre os estados-membros, a seguir à Roménia (3,3%).
Na comparação homóloga, o comércio sobe 3% em Portugal, o quinto maior aumento nos estados-membros para os quais já há informação.