Notícia
Banco central da Alemanha prevê abrandamento do crescimento económico no país
Depois da subida registada no primeiro trimestre, o Bundesbank prevê que o crescimento económico da Alemanha desacelere no segundo trimestre.
O Bundesbank mostrou-se optimista relativamente ao panorama actual da economia alemã depois da “melhoria substancial” do crescimento, mas antecipa uma travagem na subida no segundo trimestre do ano, segundo o boletim mensal do país, citado pela Europress.
A entidade bancária destaca o impulso da indústria, que superou as expectativas de produção e reflectiu uma maior confiança neste sector. Estes factores resultaram num crescimento “muito forte” do produto interno bruto (PIB) nos primeiros três meses do ano.
De acordo com a empresa de análise Markit, o Indice Gerente de Compras (PMI- Purchasing Managers' Index), indicador que mede a actividade do sector indústrial, caiu de 56,4 pontos em Fevereiro para 55 em Março, valor mais baixo desde Dezembro de 2013.
A economia do país cresceu 0,4% no último trimestre do ano passado e as previsões apontam para que o PIB tenha crescido 0,7% nos primeiros três meses deste ano, de acordo com Oliver Kolodseike, economista da Markit.
No entanto, o banco central alemão prevê que a taxa de crescimento do PIB seja “significativamente menor” no segundo trimestre do ano comparada com os valores elevados dos primeiros três meses de 2014, revela a Europress.
O crescimento, ainda que envergonhado, da economia alemã significa um alivio para a Zona Euro que recupera de dezoito meses de recessão. A economia da Zona Euro cresceu 0,3% no último trimestre do ano passado, superando as expectativas de 0,2% de crescimento.