Notícia
Actividade industrial dos EUA mantém ritmo de crescimento acima do esperado
O indicador avançado que mede a actividade na indústria dos EUA recuou do máximo de dois anos fixado em Novembro, mas para um nível superior ao estimado pelos economistas e que continua a indicar uma expansão da actividade.
O índice de actividade nas empresas medido pelo (ISM – Institute for Supply Management) recuou do máximo de dois anos que fixara em Novembro nos 57,3 pontos. Em Dezembro, o indicador recuou para 57,0 pontos, nos Estados Unidos da América (EUA), segundo dados citados pela Bloomberg.
As estimativas de 66 economistas inquiridos pela agência noticiosa apontavam para um maior abrandamento do ritmo de crescimento da actividade, apontando para que o resultasse se saldasse nos 56,8 pontos.
O ISM é medido através de inquéritos a gestores de compras das empresas e constitui um indicador avançado para a actividade. Um resultado acima de 50 pontos sinaliza uma expansão da actividade. O resultado de Novembro correspondeu a um máximo de Abril de 2011, mês em que também contrariou as estimativas dos economistas ao indicar uma expansão maior que esperada.
Na Zona Euro, a actividade industrial também está a acelerar, segundo os dados divulgados pela Markit Economics para a região nesta manhã. O indicador aumentou para 52,7 pontos na região da moeda única, renovando um máximo de 31 meses.