Notícia
Lisboa tem mais de 600 polícias, o maior número de sempre
Segundo escreve o Diário de Notícias, na sua edição desta terça-feira, o orçamento que a capital destina para a polícia em 2017 é seis vezes superior ao do ano anterior. Ao todo são 3,3 milhões de euros, um investimento que se justifica com o maior número de competências.
Este ano a Polícia Municipal de Lisboa herdou da PSP um conjunto de competências, que incluem gestão do trânsito, segurança em grandes eventos ou patrulhamentos nas ruas. Um conjunto de novas funções que, escreve o Diário de Notícias na sua edição desta terça-feira, 9 de Maio, justificam que a capital tenha reservado para a sua polícia um orçamento de cerca de 3,3 milhões de euros. Contas feitas, são seis vezes mais do que os 470 mil euros gastos com a polícia em 2016, um crescimento de 600%, sublinha o jornal.
Lisboa conta também agora com o maior efectivo de sempre: ao todo são 602 polícias, dos quais 257 entraram este ano, vindos da PSP. A este grupo juntam-se mais 98 civis, um conjunto de 700 pessoas a trabalhar para a polícia municipal.
A aposta é mais policiamento nas ruas, mais visibilidade e, por essa via, desincentivar a criminalidade e as infracções. Segundo o Diário de Notícias, as infracções têm vindo a diminuir e até nos radares fixos, agora com todos os 21 painéis a funcionar, se registou uma diminuição do número de condutores em excesso de velocidade – até Março foram apanhados mais de 40 mil viaturas, mas uma descida de 1.732 em relação ao mesmo período do ano passado.
Parte do investimento para a Polícia Municipal este ano destina-se à aquisição de novas viaturas para fiscalização.