O setor dos transportes e logística está em plena transformação, com tendências como a digitalização das operações e a crescente complexidade logística associada, por exemplo, ao comércio eletrónico. O enorme impacto destas mudanças já se fazia sentir em 2021, quando o Grupo Astara lançou em Portugal a marca Maxus (parte do universo SAIC Motor), com uma gama completamente dedicada às viaturas comerciais de transporte 100% elétricas. Desta forma, a marca posicionou-se de imediato no apoio às empresas de transportes e logística em evolução. "As ofertas da Maxus têm um forte direcionamento para os serviços urbanos, particularmente, a chamada last mile. A digitalização e o comércio eletrónico impulsionaram fortemente o aparecimento de vários operadores que prestam esse tipo de serviço", explica Francisco Morais, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Astara.
Neste contexto, a Maxus, com a sua equipa de frotas, tem trabalhado junto de diversos clientes no sentido de "aconselhar e ajustar as suas ofertas às suas reais necessidades de transporte, às capacidades necessárias e às autonomias associadas". Adicionalmente, explica Francisco Morais, existem algumas parcerias com fornecedores "com quem se pode estudar junto dos clientes no sentido de oferecer o tipo de carroçaria ou alterações de área de carga que permitam fazer face às exigências dos seus negócios".
Refira-se que a Maxus apresenta um portefólio de produtos cujas características se adaptam às necessidades do setor logístico, particularmente na atividade urbana. Para o diretor do Grupo Astara, "os furgões da gama eDeliver são um bom exemplo, oferecendo volumetrias desde os 4.8m3 e uma capacidade de carga acima dos 900Kg (caso do eDeliver3 na versão mais curta) até aos 12,3m3 com uma carga útil que, na gama, pode superar a tonelada". De notar que estas são ofertas "100% elétricas, com autonomias urbanas acima dos 350 quilómetros, e que se podem estender aos chassis cabina, com variadas possibilidades de carroçamentos, de acordo com as necessidades dos clientes e a tipologia das suas operações de entrega", explica.
Eletrificação das frotas impulsiona marca
Esta é uma oferta em evolução. Segundo Francisco Morais, "a gama Maxus será estendida a breve prazo a outros modelos, nomeadamente no segmento VAN, que permitirão, face às suas diferentes características, dimensões e capacidades, uma resposta mais flexível e um ajustamento mais eficiente às necessidades do setor dos transportes". Estas soluções chegarão ao mercado já no início de 2025.
Continuando a olhar para o futuro, as políticas ambientais da UE e de Portugal apelam fortemente a que as empresas adotem práticas e soluções mais sustentáveis. Nesse domínio "a Maxus afirma-se como um operador que se inclui nessa estratégia, fornecendo soluções de mobilidade sustentáveis, 100% elétricas, que limitam o efeito poluente das atividades, contribuindo, dessa forma, para uma economia mais ambiental". Nesse contexto, "e com a crescente eletrificação das frotas das empresas como base, a Maxus tem respondido a essa tendência, apresentando as suas soluções de veículos elétricos, de forma competitiva, maioritariamente no setor da logística e transportes", conclui Francisco Morais.