Hanôver é o lugar onde se deve estar todos os anos em setembro para se perceber o que está a acontecer e quais as tendências do transporte rodoviário moderno, por ocasião da Feira IAA Transportation. E como é habitual, a Daimler Truck fez uma aposta forte na edição de 2024 deste evento, na qual revelou as suas novidades na gama de camiões Mercedes-Benz.
Este ano, as apresentações da empresa ficaram marcadas por importantes evoluções na descarbonização e digitalização do transporte pesado de mercadorias em longas distâncias. O novo camião elétrico eActros 600, que vai começar a ser produzido em série em novembro, e que ganhou o prémio "International Truck of the Year 2025", promete reduzir drasticamente as emissões no transporte rodoviário de longa distância, que se calcula sejam responsáveis por dois terços das emissões atribuídas ao transporte rodoviário por camião.
Volta a Europa em camião elétrico
O potencial desta nova gama de camiões Mercedes-Benz ficou patente numa recente "Volta à Europa", um teste de sete semanas a percorrer 15 mil quilómetros por 22 países, em condições reais, utilizando apenas estações públicas de carregamento. Este teste permitiu demonstrar a eficiência energética e autonomia deste modelo, com claras vantagens face aos camiões com propulsão convencional.
A este propósito, Karin Rådström, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck Holding AG, afirmou: "O nosso eActros 600 é uma forte alternativa a um camião a gasóleo, graças à sua autonomia de 500 quilómetros com uma única carga da bateria." E prossegue: "Graças a uma elevada eficiência energética, será rentável para os operadores de frotas. Agora é imperativo que os governos, o setor energético e a indústria ajam em conjunto para impulsionar a expansão da infraestrutura de carregamento pública."
No contexto da feira, a empresa anunciou também o TruckCharge, que é um conjunto alargado de serviços e soluções para desenvolver infraestruturas de carregamento elétrico e para a gestão de frotas e pontos de carregamento elétricos.
Futuro do camião em código
Além de uma forte aposta na descarbonização, a Daimler Truck também quer assumir a liderança na transformação digital e no desenvolvimento de veículos software-defined, ou seja, operados e geridos sobretudo através do seu software. Neste âmbito, a mais recente geração de camiões Mercedes-Benz, como o eActros e o Actros L, já estão equipados com arquiteturas mecatrónicas avançadas, com funções novas ao nível, por exemplo, da segurança e da conectividade, e que já permitem antever uma geração de veículos altamente inteligentes que irão surgir nos próximos dez anos.
Para Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração e responsável pela área de Truck Technology, o futuro da condução de camiões será baseado no software e sem emissões. "Para isso estamos a redefinir a arquitetura dos veículos e a desenvolver standards com o Grupo Volvo, para uma arquitetura de software lean e de alto desempenho, com um sistema operativo dedicado", explica. Desta forma, salienta o responsável, a marca está "a criar as bases para veículos comerciais que, através do software dedicado, ofereçam aos clientes um nível de segurança, conforto e eficiência sem precedentes". "Creio que estamos prestes a revolucionar o setor e a escrever o código para o futuro do camião", acrescenta.
Actros L: uma novidade com características únicas
Precisamente o supracitado Actros L estreou-se na IAA Transportation e foi um sucesso com o seu design futurista, aerodinâmica otimizada, conforto, motores económicos, elevada dinâmica de condução e sistemas de assistência modernos. A dianteira mais comprida e outras medidas aerodinâmicas levam a uma poupança de combustível de até três por cento.
A cadeia cinemática otimizada do novo Actros L garante uma condução melhor, sobretudo ao acelerar em subidas, e uma velocidade de manobra mais baixa. A condução é agora também mais silenciosa e agradável, face à velocidade de rotação reduzida a 80 km/h, ajudando a reduzir ainda mais o consumo de combustível.
Hidrogénio tem futuro
Continuando a olhar para o futuro, a Daimler Truck considera que o hidrogénio pode ser uma solução adequada para descarbonizar funções que requerem maior flexibilidade e um grande grau de exigência dentro do transporte rodoviário pesado de longa distância. Para explorar esta solução, a marca apresentou na feira o protótipo do camião GenH2, para demonstrar a viabilidade de usar o hidrogénio como solução no transporte de mercadorias. E de facto este veículo já está a bater recordes, tendo completado uma viagem de 1047 quilómetros, em condições reais, com um único tanque de hidrogénio líquido. O Mercedes-Benz GenH2 está atualmente em fase de testes com clientes reais.
Sobre este tema, Martin Daum, membro do Conselho de Administração, refere: "Estamos no caminho certo com a nossa estratégia dual de apostar em veículos elétricos e a hidrogénio. Cada uma destas tecnologias tem os seus méritos e os nossos clientes vão precisar dos dois tipos de solução." No entanto, o responsável máximo da empresa chama a atenção para o facto de ser preciso "uma maior dinâmica dos políticos e do setor energético, em especial no que diz respeito ao hidrogénio, para que as infraestruturas de carregamento e abastecimento sejam desenvolvidas, de forma a que estas tecnologias se tornem competitivas e atrativas para os clientes".
Ecossistema de serviços e ferramentas
Refira-se que, independentemente do tipo de propulsão, a disponibilidade dos veículos e a previsibilidade dos custos são fatores da maior importância para o setor dos transportes e logística. Por isso, a Daimler Truck está a desenvolver não só uma grande gama de veículos mas também um conjunto importante de novos serviços e de novas ferramentas digitais, que estão cada vez mais interligados. Este ecossistema de serviços integrados são fundamentais para garantir que o setor utiliza os veículos de forma cada vez mais eficiente.