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Tão bom que até fica de boca aberta

A campanha de lançamento do queijo Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha, do grupo Bel, surpreendeu do início ao fim: primeiro, pela novidade; depois, pelos resultados. Conclusão: valeu-lhe o Grande Prémio 2012 nos Prémios Eficácia atribuídos pela Associação Portuguesa de Anunciantes.

04 de Outubro de 2024 às 10:01
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Imagine algo tão bom que o deixa de boca aberta? E, ainda por cima, é novidade! Foram estas duas ideias que estiveram na base da campanha de lançamento do queijo Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha, do grupo Bel. Segundo Paula Gomes, então diretora de marketing da Bel Portugal, "a marca Limiano só tinha queijo flamengo" e quis "ter uma presença no segundo segmento mais importante em Portugal: o do queijo curado ou queijo-prato". Por se tratar de "uma oportunidade num mercado que estava em crescimento", o grupo Bel decidiu lançar o queijo Limiano Amanteigado de Vaca e Ovelha. O briefing, entregue à agência Young & Rubicam, que se encarregou da parte criativa, tinha como mensagens principais a "novidade" e o "sabor": "Era uma novidade porque [antes] o queijo Limiano era só produzido com leite de vaca", enquanto este "era composto por leite de vaca e ovelha", explica Paula Gomes.

Quanto à necessidade de "realçar o sabor", deve-se a uma especificidade do setor: "Neste mercado, as pessoas compram pelo prazer – daí ficarem de boca aberta. Queríamos também mostrar os atributos do produto e um novo momento de consumo, um consumo de eventos sociais, que junta pessoas à volta das tábuas de queijo."

O vídeo da campanha mostra uma vaca e uma ovelha, de boca aberta, seguidas de um produtor local, dos funcionários da fábrica e de uma família, sentada à mesa, em que um dos elementos destapa uma tábua de queijos e todos reagem, com espanto, ao ver o novo queijo Limiano – no fundo, assiste-se a toda a cadeia de valor deste produto, do prado ao prato. "Foi uma campanha diferente e as pessoas lembravam-se dela", conta Paula Gomes. A marca "pouco a pouco foi crescendo" até se tornar "um segundo braço de crescimento" do grupo.

Quando souberam que tinham ganho o Grande Prémio 2012, dos Prémios Eficácia, promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), ficaram "muito contentes". Além do reconhecimento externo, a equipa teve também "reconhecimento interno" ao vencer "um grande prémio de marketing, a nível mundial, dentro da Bel": "Soube muito bem porque, quando apresentámos o projeto da primeira vez, foi chumbado", confidencia Paula Gomes. "Munimo-nos de recursos e fomos com um caso bem robusto e estruturado para que, numa página, demonstrássemos que era um bom investimento. Convencemos a equipa central a investir em nós… e conseguimos! Na altura, o presidente da Bel reconheceu e agradeceu-nos."



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