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Sabe o que é a consignação de IRS?

A maioria dos portugueses não doa 0,5% dos seus impostos por falta de conhecimento sobre a consignação ou por não saber fazer o IRS. A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa ofereceu ajuda dos seus contabilistas e, em troca, só pediu essa doação - sem custos para os contribuintes. O resultado foi histórico e venceu o Grande Prémio 2021 dos Prémios Eficácia atribuídos pela Associação Portuguesa de Anunciantes.

02 de Outubro de 2024 às 09:40
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Costuma fazer o seu IRS sozinho? E sabe o que é a consignação de IRS? Segundo um estudo da GfK de 2020, 61% dos portugueses não doam 0,5% do imposto a uma instituição por não saber como fazê-lo ou por falta de informação. Foi a pensar nisso que a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) decidiu lançar a campanha "Preenchido pela Paralisia", em conjunto com a agência Havas Media: "Aquilo que se pretendeu foi criar um conteúdo de marketing e de comunicação forte que demonstrasse um pouco aquilo que nós já fazíamos informalmente e consciencializasse a sociedade civil, as empresas e as pessoas singulares, para a consignação de IRS à APCL. Obviamente a consignação de IRS de qualquer entidade é um momento muito crucial para a vida destas instituições porque marca um valor bastante significativo em termos de captação de fundos", explica António Costa, responsável de marketing e angariação de fundos da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.





De acordo com um comunicado divulgado, na altura, pela APCL, se todos os portugueses fizessem a consignação de IRS "o valor poderia ser superior a 70 milhões de euros". No entanto, "apenas chegou aos 20 [milhões de euros], sendo este repartido pelas milhares de entidades beneficiárias inscritas".

No vídeo da campanha, começamos por ver um homem, em cadeira de rodas, utente da APCL, que sugere o que o espectador possa estar a pensar ao olhar para ele: "Estás a olhar para mim e a pensar ‘como é que eu vou ajudar?’", ouve-se no vídeo. "Mas, na verdade, eu é que te vou ajudar a ti", continua.

Na prática, a Associação disponibilizou uma equipa de contabilidade, composta por quatro utentes da APCL, formada para o efeito e coordenada por um contabilista certificado, para fazer o IRS de quem lhes pediu ajuda. Em troca, essas pessoas ou empresas só teriam que fazer a sua consignação de 0,5% do IRS a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa. Sem custos.

Segundo António Costa, responsável de marketing e angariação de fundos da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, o grande objetivo desta campanha era, não só, recolher fundos, como também demonstrar que as pessoas com paralisia cerebral têm competências e capacidades que muitas outras pessoas, ditas "normais", por vezes, não têm: "O objetivo foi, de facto, demonstrar que eles são capazes, que são um público com capacidades nessa área e, ao mesmo tempo, alertar as entidades e as pessoas singulares para fazerem a consignação à nossa Associação", refere.

Em pouco tempo, a campanha foi sendo partilhada, de forma espontânea, por inúmeros influenciadores digitais e pessoas anónimas, nas redes sociais, o que fez com que chegasse a quatro milhões de pessoas e tivesse cinco milhões de impressões. A equipa de contabilidade da APCL recebeu 104 pedidos para fazer o IRS e o resultado foi melhor do que o esperado: a APCL recebeu o valor mais alto de sempre em doações através da consignação de IRS - mais de 56 mil euros, um aumento de 20% em comparação com o ano anterior. Uma tendência que, de acordo com António Costa, se tem mantido: "O que nós temos vindo a sentir é que, ano após ano, a percentagem do apoio da Consignação de IRS tem vindo sempre a aumentar. Tem sido produtivo", afirma-nos.

A campanha "Preenchido pela Paralisia" venceu o Grande Prémio 2021 dos Prémios Eficácia, atribuídos pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), o que deixou todos os elementos da equipa "muito contentes": "Internamente, a APCL ficou muito congratulada no sentido em que foi um reconhecimento do trabalho feito em conjunto não só pela APCL, pela agência de comunicação [Havas Media], como também pelos jovens que estiveram nessa campanha, que deram a cara e trabalharam", conta António Costa. O período em que o prémio foi atribuído teve especial importância por ter sido em plena pandemia: "A Associação também sofreu muito com o período da pandemia, não só em termos financeiros e económicos, mas também com a perda de alguns utentes e com alguns colaboradores em situações extremas. O reconhecimento que gostaríamos de ter dado a este prémio… Se fosse hoje teria sido completamente diferente", justifica.

Além deste reconhecimento, a campanha "Preenchido pela Paralisia", da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa , foi também agraciada com o Leão de Prata do Festival de Cannes.

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