Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Amadora Move

16 de Setembro de 2024 às 11:22
  • ...

O município da Amadora tem dotado a cidade de mais e melhores condições, quer pela aposta no transporte público, quer na criação de meios de mobilidade suaves e de interfaces eficazes e que permitam o abandono da ideia do transporte automóvel particular e individual como modo privilegiado de transporte.

A câmara municipal tem trabalhado para promover a otimização dos interfaces existentes, através da promoção de parques de estacionamento dissuasores, integração de vários meios de transporte público pesado – nomeadamente metro, comboio e rodoviário, criação de cais de bicicletas e trotinetas e de uma rede de circulação partilhada –, zonas 30, entre outros.

Na mobilidade suave, a aposta centra-se agora na construção de pistas cicláveis, numa visão integrada da Área Metropolitana de Lisboa (AML), através de três eixos de ligação: Odivelas, Sintra e Lisboa.

Já estão construídos cerca de 2 quilómetros de pista e a autarquia vai avançar com perto de 7,5 quilómetros de pistas municipais e 11,5 intermunicipais. Já existem três projetos de execução feitos, cujas empreitadas serão lançadas em breve:  a ligação a Odivelas, desde a zona da Quinta do Estado até Alfornelos; uma ciclovia que liga a zona da Av. Conde Castro Guimarães a Queluz, pelo Lido; e está em fase de lançamento de projeto para a ligação a Oeiras, pela serra de Carnaxide; e tem a tal ligação a Lisboa, que é a extensão da ciclovia da Elias Garcia à Estrada de Benfica, num troço de 800 metros, que será o primeiro a ser executado do ponto de vista de obra.

Amadora convida a sentir e partilhar a cidade numa semana sem automóveis

A EUROPEAN MOBILITY WEEK – Semana Europeia da Mobilidade está aí e, uma vez mais, a Câmara Municipal da Amadora convida os amadorenses a estacionarem a viatura pessoal e, durante este período, usufruírem do espaço público de forma diferente. Numa semana recheada de atividades ao ar livre e para os mais variados públicos, a Semana Europeia da Mobilidade da Amadora 2024 (SEMA 2024) arranca hoje e prolonga-se até dia 22. Ações com as escolas do concelho e a importância de pensar e sentir a cidade a partir do cidadão com mobilidade condicionada e com deficiência visual são algumas das atividades programadas para um roteiro que se pretende de consciencialização para a importância da partilha do espaço público entre pessoas, modos de transporte e atividades ao ar livre.

Um dos pontos-chave do programa desenvolvido pela autarquia da Amadora passa pelo projeto “Liga-te (h)á conversa”, que irá decorrer no dia 18 de setembro no Auditório da Biblioteca da Amadora. Esta iniciativa foca-se na necessidade de pensar e sentir a cidade a partir do lugar de um cidadão com mobilidade condicionada e com deficiência visual.


Um dos pontos-chave do programa desenvolvido pela autarquia da Amadora passa pelo projeto "Liga-te (h)á conversa", que irá decorrer no dia 18 de setembro no Auditório da Biblioteca da Amadora. Esta iniciativa foca-se na necessidade de pensar e sentir a cidade a partir do lugar de um cidadão com mobilidade condicionada e com deficiência visual. As suas dificuldades na utilização diária do espaço público, o que pode ser feito para melhorar esta partilha, de que forma veículos e cidadãos, com ou sem deficiência, podem conviver num mesmo espaço.

Mais notícias