A mobilidade elétrica bateu recordes de crescimento na Península Ibérica no último ano e a rede pública gerida pela EDP Comercial teve um contributo decisivo para esse aumento, com o número de carregamentos a atingir o valor mais elevado de sempre, ultrapassando um milhão de sessões.
Em Portugal, as sessões de carregamento representaram um crescimento de cerca de 40% em comparação com 2023 e um aumento sustentado desde 2018, ano em que a EDP começou a investir de forma consistente na mobilidade elétrica. Estes carregamentos permitiram percorrer 140 milhões de quilómetros em Portugal apenas com eletricidade, o equivalente a dar 3.500 voltas ao planeta Terra e sem as 20 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono de um veículo a combustão em movimento, informa a empresa.
Este aumento da utilização da rede pública da EDP está alicerçado nas novas parcerias feitas com empresas em localizações estratégicas, com centenas de pontos de carregamento que estão a ser instalados em supermercados, restaurantes e lojas de diferentes marcas. A empresa reforçou igualmente a oferta disponível nas principais autoestradas nacionais com novos carregadores rápidos e super-rápidos nas autoestradas do norte e do sul.
Em dezembro do ano passado, a EDP instalou 28 novos pontos de carregamento rápido e ultrarrápido nas áreas de serviço das autoestradas da bp (Mealhada NS/SN, Santarém SN) e da Repsol (Grândola NS/SN, Antuã NS/SN).
"É necessário continuar a investir"
"A adesão à mobilidade elétrica é inegável, com um crescimento sustentado em Portugal e Espanha. É necessário continuar a investir para garantir aos condutores que esta continua a ser uma opção sustentável, económica e também cómoda e previsível", diz Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade, prosseguindo: "Expandir a rede tem de continuar a ser uma prioridade para as empresas públicas e privadas envolvidas na mobilidade, garantindo uma cobertura abrangente e em todo o território, com ofertas ajustadas às diferentes necessidades dos condutores. A EDP está determinada a liderar esta transformação, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável e inovador."
Mais carregadores em 45 municípios
Como "expandir a rede tem de continuar a ser uma prioridade", para este ano a EDP – que reduziu em 5% os preços dos carregamentos na rede pública – pretende continuar a ampliar a infraestrutura de carregamento nacional. Nesse sentido, venceu o mais recente concurso público lançado pela MOBI.E para a instalação de novos carregadores em zonas habitacionais em 45 municípios de 16 dos distritos do país. O que significa que a EDP vai instalar e operar este ano 190 pontos de carregamento, o que corresponde a cerca de 60% dos pontos de carregamento a concurso. Os carregadores têm a potência de 22 kW e podem ser utilizados com qualquer cartão Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) ou com as aplicações de mobilidade elétrica, como a EDP Charge.
Os supracitados equipamentos vão proporcionar maior previsibilidade e conveniência aos condutores de veículos elétricos, especialmente para aqueles que não dispõem de garagem ou estacionamento privado, asseguram os responsáveis da EDP, em comunicado.