Garnier, Maybelline, L’Oréal Paris, Kérastase, Lancôme, Rubinstein, Vichy, Armani, Yves Saint Laurent Beauty, entre outras, são marcas bem conhecidas do grande público e têm um ponto em comum: fazem parte do portfólio do Grupo L’Oréal, o grupo líder mundial em produtos de beleza. Presente no nosso país desde 1962, a L’Oréal disponibiliza mais de 30 marcas em Portugal, contando com uma equipa de mais de 300 colaboradores.
Segundo Gonçalo Nascimento, country coordinator para Portugal, "como parte do nosso posicionamento como empresa líder em produtos de beleza a nível mundial, assumimos um compromisso muito forte com a sustentabilidade, dimensão em que queremos liderar no nosso setor". Uma liderança que, afirma o responsável, "vai para além da própria empresa e procura liderar e acompanhar os nossos fornecedores, parceiros e clientes na transição energética e ambiental para uma economia Net Zero em termos de emissões carbónicas".
Liderar na beleza e na sustentabilidade
Neste contexto, a L’Oréal não só tem vindo a assumir objetivos ambiciosos de desenvolvimento sustentável em toda a sua cadeia de valor, como também procura contribuir, de forma muito clara, para uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Segundo Delia García, diretora de Sustentabilidade e Impacto Positivo da L’Oréal Espanha & Portugal: "A L’Oréal demonstra um compromisso sólido com a sustentabilidade, integrando os princípios ESG na sua estratégia e operações". Para esta responsável, "a capacidade da empresa em inovar e desenvolver produtos e processos sustentáveis permite-nos ter um lugar de destaque no mercado e responder às exigências dos consumidores que procuram produtos mais amigos do ambiente". Neste contexto, refere, "temos parcerias estratégicas com organizações e stakeholders chave na área da sustentabilidade, o que permite a existência de colaborações em iniciativas que impulsionam o progresso em direção a metas ESG". Por fim, destaca "a transparência nas nossas práticas e relatórios regulares sobre o nosso desempenho ESG, o que aumenta a confiança dos investidores, consumidores e outras partes interessadas".
Objetivos ambientais claros
Na área da sustentabilidade, a L’Oréal lançou em 2020 o programa 'L’Oréal for The Future' que assume numerosas metas nas diversas áreas da sustentabilidade. Por exemplo, em termos ambientais, o programa do Grupo L’Oréal compromete-se com o objetivo de alcançar emissões net zero até 2050. Antes disso, até 2025, a empresa pretende garantir que os seus produtos sejam produzidos em fábricas que utilizem 100% de energia renovável. Da mesma forma, até 2030, 100% da água utilizada nos processos industriais deverá ser reciclada e reutilizada.
Em termos de preservação do meio ambiente, destaca-se o compromisso de, até 2030, conseguir que 100% dos ingredientes utilizados nas fórmulas e nos materiais de embalagens provenham de fontes sustentáveis e que não estejam associados à desflorestação. A L’Oréal também estabeleceu como objetivo para 2030 que 100% dos plásticos utilizados nas embalagens sejam provenientes de fontes recicladas ou de base biológica (atingindo os 50% até 2025).
Balanço positivo
Segundo Delia García, "o balanço do programa é muito positivo e estamos no caminho para atingir as metas a que nos propusemos, que estão relacionadas com as diversas áreas e compromissos que o programa engloba, incluindo clima e carbono, água e biodiversidade, inovação sustentável, diversidade e inclusão, e ética e responsabilidade social, impactando todas as divisões e marcas dentro da L’Oréal". Para esta responsável, "estamos a transformar-nos para garantir que as nossas atividades respeitam os limites do planeta com objetivos mensuráveis que procuram limitar o impacto de toda a nossa atividade no clima, na água, na biodiversidade e nos recursos naturais", conclui.
Cabeleireiros mais sustentáveis
A promoção da sustentabilidade ambiental não se limita à atividade da empresa, mas estende-se à sua cadeia de valor, incluindo fornecedores e clientes. Um exemplo é o programa "Hairstylists for the Future", que quer impulsionar o setor dos cabeleireiros profissionais para a sustentabilidade global e reduzir o impacto ambiental de cada salão. Como explica Delia García, "este é outro projeto transformador que temos em curso, e que incentiva uma transição para alternativas mais sustentáveis no desenvolvimento da atividade dos profissionais de cabeleireiro".
A iniciativa baseia-se em três pilares: redução do consumo de água, reciclagem de resíduos e utilização de alternativas limpas no consumo de energia. Esta iniciativa já apresenta resultados: 94% dos produtos da Divisão de Produtos Profissionais de Cabe-leireiro são atualmente produzidos em fábricas que utilizam energia renovável e 44% são fabricados com recurso a circuitos que reciclam a água da fase de produção. Até 2030, 100% dos plásticos utilizados nas embalagens serão provenientes de fontes recicladas ou de base biológica.
Tecnologia para a sustentabilidade
Esta Divisão lançou também o Water Saver, um chuveiro profissional desenvolvido pela L’Oréal com a start-up suíça de tecnologia ambiental Gjosa, cuja tecnologia de fragmentação da água poupa até 69% da água utilizada em cada lavagem. A L’Oréal calcula que 100 mil salões serão equipados com este chuveiro nos próximos três anos. Vale a pena referir a colaboração com a Presto Ibérica, líder nacional em tecnologia de poupança de água. Esta empresa desenvolveu um sensor chamado Presto Go System que permite ajustar a temperatura da água, fazendo uma utilização mais inteligente e eficiente da água quente nos estabelecimentos. Esta tecnologia evita a perda de 6 a 25 litros no tempo de espera até a água quente chegar à torneira.
Forte responsabilidade social
Uma outra dimensão do Programa ‘L’Oréal for the Future’ é a promoção da inclusão e da sustentabilidade social. A empresa tem como objetivo apoiar três milhões de pessoas através de programas centrados no seu compromisso social de melhorar vidas e promover um mundo mais respeitoso, justo, igualitário e diversificado. Destaque-se a criação de um fundo de investimento de impacto no valor de 100 milhões de euros dedicado à regeneração de ecossistemas e ao desenvolvimento da economia circular (Fundo para Apoiar a Inovação em Soluções Circulares em Todo o Mundo).
Refira-se também a doação, anunciada no ano passado, de 15 milhões de euros para as comunidades que enfrentam maior risco de catástrofe, através do Fundo de Emergência Climática da L’Oréal.
Ativismo a favor das mulheres
No âmbito social, um aspeto fundamental é o ativismo a favor da proteção, inclusão e liderança das mulheres para promover uma sociedade inclusiva e igualitária. No ano passado, o Fundo L’Oréal para Mulheres em Risco de Exclusão foi renovado. Este fundo, em Portugal, apoia financeiramente instituições como o Banco do Bebé, CooLabora, Mulher do Século XXI, Girl Move Academy e APAV.
A nível mundial, este fundo de 50 milhões de euros, lançado em 2020, já financiou cerca de 240 organizações sem fins lucrativos, que, por sua vez, ajudaram diretamente mais de 1,23 milhões de mulheres e jovens. No total, esta iniciativa representa mais de oito milhões de pessoas apoiadas, incluindo as respetivas famílias e comunidades que beneficiaram indiretamente do apoio prestado pela L’Oréal.
Refira-se que a L’Oréal também apoia as mulheres jovens a progredir no universo da Ciência, tanto a nível local, como internacional. Este ano, em Portugal, o projeto da L’Oréal, em parceria com a UNESCO e Fundação para a Ciência e Tecnologia, comemora 20 anos. No total, já foram apoiadas 69 cientistas nacionai para poderem dar continuidade ao desenvolvimento da sua carreira e a projetos nas suas áreas.
Governação exemplar
Na dimensão da governação, segundo Gonçalo Nascimento, "a L’Oréal é uma empresa em que, em cada reunião de acionistas, podemos ver que a transparência e a responsabilidade social são pontos-chave". Desde sempre, refere o responsável, "o nosso modelo de governação, a nossa forma de operar e os nossos valores estão alinhados com aquele que é o nosso propósito, que é criar beleza que faz avançar o mundo". Acrescenta que não só acompanham as exigências dos consumidores, como fazem evoluir a forma como trabalham internamente, cumprindo os deveres de informação e reporte aos investidores, com total transparência. "Os nossos relatórios e contas incluem e valorizam também o nosso progresso e incluem os nossos indicadores de sustentabilidade, seja ambiental, social ou de governação".
Para Delia García, a liderança da empresa em boas práticas de sustentabilidade é clara: "Somos a única empresa no mundo que recebeu a pontuação máxima (Triple A) no âmbito do Carbon Disclosure Project (iniciativa de reporte do impacto ambiental) durante oito anos consecutivos". A responsável destaca ainda que "a EcoVadis classificou a L’Oréal no top 1% global das melhores empresas em termos de desempenho ambiental e social".
Inspirar para a sustentabilidade
Neste contexto de liderança, na perspetiva da responsável ibérica pela sustentabilidade, faz todo o sentido a participação na iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30 do Jornal de Negócios: "O compromisso do jornal em alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas demonstra uma visão voltada para o futuro, buscando abordar os desafios globais mais urgentes, desde as mudanças climáticas até a redução da desigualdade social". Desta forma, para Delia Garcia, "é com enorme gosto que a L’Oréal se associa a este evento, visto ser um player direcionado para fazer a diferença no bem-estar do planeta". Na sua opinião, "é através destas iniciativas que unimos forças para consciencializar a sociedade sobre a importância da sustentabilidade, mas também para inspirar ações concretas em direção a um futuro mais sustentável para as gerações atuais e vindouras", conclui.