Outros sites Medialivre
Empresas ESG 2024
Notícia

Sustentabilidade é preocupação transversal ao negócio

Em mais de 50 anos de existência, o Pestana Hotel Group estendeu-se a 16 países, onde detém mais de 100 hotéis, com uma estratégia de sustentabilidade transversal a toda a empresa.

16 de Dezembro de 2024 às 12:07
José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group
José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group
  • ...

O Pestana Hotel Group é o maior grupo multinacional de origem portuguesa no setor do turismo. Está presente em 16 países com mais de 100 hotéis e 12 mil quartos que recebem cerca de 3,5 milhões de clientes por ano. Com a assinatura "Planet Guest", o grupo tem vindo a desenvolver uma estratégia de sustentabilidade que é transversal a todo o negócio. Em 2024, José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, destaca os esforços em curso para a descarbonização, redução dos consumos e valorização das pessoas.

De que forma o Pestana Hotel Group perspetiva o desafio da sustentabilidade?
Com mais de 50 anos de existência, o Pestana Hotel Group ambiciona continuar a crescer de forma sustentável. O que, na nossa perspetiva, só é possível se continuarmos a apostar em todas as dimensões da sustentabilidade como negócio. A política de sustentabilidade que temos vindo a prosseguir levou ao reconhecimento do grupo como uma das empresas do setor turístico socialmente mais responsáveis. O que implica uma preocupação permanente com os nossos clientes, que são a fonte e a razão de ser do negócio, mas também implica olhar para dentro, para os nossos colaboradores – que é, se quisermos, o nosso cliente interno –, e dar às pessoas oportunidades de desenvolvimento. Depois, nunca nos esquecemos de que estamos inseridos em comunidades, cada uma com os seus problemas específicos, nas quais procuramos sempre ter um impacto positivo.

Nesse contexto, como gerem as várias dimensões da sustentabilidade?
A gestão das várias dimensões do ESG (ambiente, social e governação) é transversal a toda a empresa. Evidentemente, temos pessoas que estão mais ligadas à vertente social, outras à dimensão da governação e outras mais preocupadas com o aspeto ambiental. Mas, ao nível do Conselho de Administração, todos têm de ter esta preocupação transversal ao negócio.

Mais concretamente, que projetos têm em curso na dimensão da sustentabilidade ambiental?
No eixo da sustentabilidade ambiental – o nosso projeto principal –, o foco da ação está no nosso plano de descarbonização. Um trabalho que começámos a fazer de forma mais sistemática a partir de 2021, a seguir à covid. Nessa altura, medimos o ponto em que estávamos para saber qual o nosso ponto de partida com uma meta ambiciosa até 2030, em reduzir as emissões de carbono em 37%, face a 2019.

Na vertente social, quais são os vossos objetivos?
No aspeto social temos um grande objetivo, com duas linhas de ação, ambas viradas para as nossas pessoas. Uma primeira que é um esforço muito grande de valorização das condições de trabalho dos nossos colaboradores, a começar pelas condições remuneratórias. A melhoria das condições salariais acima do previsto por lei e o acesso a inúmeros benefícios proporcionados pelo Pestana Hotel Group constituem uma forma de agradecimento pelo empenho das nossas equipas. Este ano foi ainda definido oferecer a todos os colaboradores, além do seguro de saúde, do apoio psicológico, um aumento para 50% no desconto em todas as unidades Pestana e Pousadas de Portugal. Também atribuímos prémios em função dos resultados do grupo. As pessoas receberam não 14 mas 16 salários, exatamente pela sua participação nos nossos bons resultados. Ao mesmo tempo, criámos um conjunto de benefícios para valorizar as pessoas, muitos deles na área da formação e de crescimento profissional. Como exemplo, destacamos o programa Pestana Mobility que permite às pessoas terem experiências internacionais, ou noutras regiões, dentro do grupo. Recorde-se que temos presença em 16 países e isso tem mobilizado centenas de colaboradores, quer pessoas que estão em Portugal e ganham uma experiência internacional, quer colaboradores de outros países que vêm para Portugal, em programas que podem durar três, seis, ou mesmo nove meses.

E na área da governação, quais são os vossos projetos?
Nessa área, mais recentemente criámos um canal de denúncia que está a funcionar bem. E revemos aquilo que é o nosso programa de "compliance" e o nosso manual de ética.

Que objetivos é que o Pestana Hotel Group tem para este ano no âmbito da sustentabilidade?
Os objetivos passam por prosseguir o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nas várias vertentes. Temos um plano de ação para a descarbonização, que vamos continuar a implementar. Além disso, temos um programa para reduzir todos os consumos, em especial de água e de energia. Como temos uma presença importante no Algarve, a redução do consumo de água é hoje um fator muito importante e um objetivo que queremos alcançar. Na vertente social vamos continuar a apostar na valorização das pessoas em 2025. Recorde-se que 2020 e 2021 foram anos péssimos para o turismo com quebras de receita de 80% e 50% respetivamente. Nesses anos conseguimos honrar os nossos compromissos para com os nossos colaboradores, mas não houve aumentos. A partir de 2022, quando a atividade retomou, adotámos este programa, este compromisso de valorização das pessoas, que temos vindo a cumprir. Desde então, a Remuneração Mínima Pestana aumentou 20% (para 1.100€) e foram feitas atualizações salariais em média de 18,5% face a 2022. Para além disso, temos apostado no crescimento interno das nossas pessoas, dando-lhes inúmeras oportunidades de carreira no grupo, quer a nível nacional como internacional.

Que significado tem para o Pestana Hotel Group a participação na iniciativa Negócios Sustentabilidade?
Penso que o Jornal de Negócios está de parabéns por lançar e prosseguir esta iniciativa. Uma iniciativa que tem provado a sua sustentabilidade, que já vai com alguns anos, não foi uma moda ou algo de inconsequente. É uma iniciativa que tem sido continuada e melhorada de ano para ano, o que é muito positivo e que contribui para reforçar a nossa ligação ao Negócios Sustentabilidade.



Mais notícias