"Somos apenas hóspedes do planeta" é o lema do Programa de Sustentabilidade do Pestana Hotel Group, que conta com mais de 50 anos de existência. Com o nome "Planet Guest", este programa parte de um conceito agregador que procura transmitir o posicionamento do grupo como uma organização e uma equipa que respeita e valoriza o ambiente, a sociedade e a ética corporativa.
Neste meio século, esta empresa tornou-se no maior grupo multinacional de origem portuguesa no setor do turismo. Está presente em 16 países com mais de 100 hotéis e 12 mil quartos que recebem cerca de 3,5 milhões de clientes por ano. Para os próximos anos, a ambição passa por "continuar a crescer de forma sustentável". "O que, na nossa perspetiva, só é possível se continuarmos a apostar em todas as dimensões da nossa sustentabilidade como negócio", afirma José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.
De facto, além da dimensão ambiental, o programa "Planet Guest" contempla ainda, segundo o relatório de sustentabilidade da empresa, "o pilar social em que se incluem atividades de apoio às comunidades locais, promoção da educação, cultura e responsabilidade social interna, bem como projetos de empreendedorismo e recuperação e preservação do património classificado", pode ler-se no documento. Neste contexto, "a gestão das várias dimensões do ESG (ambiente, social e governação) é transversal a toda a empresa", explica José Theotónio. É evidente que temos pessoas que estão mais ligadas à vertente social, outras à dimensão da governação e outras mais preocupadas com o aspeto ambiental. Mas, ao nível do Conselho de Administração, todos têm de ter esta preocupação transversal ao negócio."
Objetivo Carbono Zero
Na vertente ambiental, Verónica Soares Franco, membro da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group, conta que há muitos anos que o Pestana Hotel Group tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas de eficiência energética, com impacto positivo no ambiente. Em 2022, segundo a responsável do grupo, decidiram "avançar na sustentabilidade ambiental de forma mais estruturada, organizando todos os projetos em curso e contabilizando as emissões carbónicas, de forma a ter um ponto de partida para o plano de ação nesta área até 2030". E acrescenta: "Logo em 2022, iniciámos o projeto Carbono Zero com um conjunto de iniciativas associadas a cinco pilares de atuação." Um dos pilares é a energia, no qual incluíram tudo o que são projetos de eficiência energética, com a substituição de equipamentos e a redução do consumo. "Este é um pilar muito relevante este ano, em que definimos uma meta ambiciosa até 2030, em reduzir as emissões de carbono em 37%, face a 2019.
Um outro pilar é a redução do consumo de água. Nesta área, explica Verónica Soares Franco, existem projetos, por exemplo, de reutilização de águas. "Um desses projetos é com a ETAR da Belavista, no Algarve, para melhor gestão da água utilizada no golfe. Uma outra vertente é a de utilização de outras fontes de água, com o tema da dessalinização das águas. E também temos projetos de eficiência hídrica para melhoria e otimização dos consumos de água em diversas unidades do grupo", informa. Outras áreas relevantes em termos de sustentabilidade ambiental são, segundo a administradora do grupo: "A melhoria da gestão de resíduos, a revisão da gestão e relação com fornecedores e a otimização da mobilidade das pessoas."
Social fundamental
A área da sustentabilidade social, segundo Verónica Soares Franco, "é essencial porque este é um setor de pessoas para pessoas, o que torna a aposta no seu desenvolvimento num pilar fundamental do grupo". "Temos desenvolvidos projetos que visam a melhoria contínua das condições das nossas pessoas. Temos vindo a aumentar o que chamamos de "remuneração mínima Pestana", para muito acima do salário mínimo nacional e fizemos um aumento médio das remunerações em toda a empresa. Neste contexto, o Pestana Hotel Group também adotou uma política de participação nos resultados para todos os colaboradores. Isto significou, "em média, mais dois salários por cada trabalhador", explica a responsável. O grupo tem ainda outros benefícios, "como seguro de saúde, apoio psicológico e condições privilegiadas nas nossas unidades", afirma.
Na vertente do desenvolvimento das pessoas do grupo, Verónica Soares Franco salienta, "a Pestana Academy, que visa o desenvolvimento profissional dos líderes, nomeadamente na área da hotelaria e das operações, em que há um programa que se chama Growing together". A vertente da diversidade e inclusão também tem sido objeto de especial atenção. Segundo a administradora, o grupo "trabalha muito a integração de pessoas de outras nacionalidades, contando hoje, a nível global, com mais de 60 nacionalidades". Uma outra vertente importante é a inclusão de pessoas com deficiência, o que tem vindo a acontecer "através de um conjunto de parcerias com várias entidades", informa. Uma outra área, afirma, "é a mobilidade interna, através do programa Pestana Mobility, que potencia a vertente internacional do grupo".
Reconhecimento social
Segundo José Theotónio, a política de sustentabilidade que têm vindo a prosseguir "levou ao reconhecimento do Pestana Hotel Group como uma das empresas do setor turístico socialmente mais responsáveis". O que implica uma preocupação permanente com os clientes, que "são a fonte e a razão de ser do negócio". "Mas também implica olhar para dentro, para os colaboradores – que é, se quisermos, o nosso cliente interno – e dar às pessoas oportunidades de desenvolvimento", recorda. Depois, nunca nos esquecemos de que estamos inseridos em comunidades, cada uma com os seus problemas específicos, nas quais procuramos sempre ter um impacto positivo", afirma.
Nesta vertente, conta Luís Castanheira Lopes, da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group, "o grupo está comprometido com o desenvolvimento das comunidades locais e a melhoria das condições de vida das pessoas que nelas habitam".
Ao desenvolver a sua atividade num determinado espaço, o grupo quer que a sociedade no seu entorno também beneficie da sua atividade. Temos um compromisso de devolver às comunidades locais parte daquilo que é o nosso rendimento", assegura. Como é que isso é feito? "No âmbito desse compromisso nós apoiamos as instituições que existem nessas comunidades e que estão vocacionadas para a educação, nomeadamente, para a educação inclusiva. Dessa forma, estamos a dar um contributo para o desenvolvimento local e a aportar valor às famílias que habitam nessas áreas."
Obrigado por Ajudar
Neste contexto, para o responsável, um dos projetos mais emblemáticos é o "Obrigado por Ajudar". Em que consiste este projeto? "Em cada checkout nós pedimos aos nossos clientes que doem um euro ou equivalente, com a promessa de adicionarmos igual valor da nossa parte. Os valores recolhidos são utilizados em projetos sociais nas comunidades em que a unidade está inserida." Para Luís Castanheira Lopes, "esta é uma forma de envolver os clientes e comunicar o compromisso com as comunidades locais e o impacto que se pode ter na melhoria das condições de vida das comunidades locais".
Apenas hóspedes
Em termos globais, como nota Dionísio Pestana, Chairman do grupo, no mais recente Relatório de Sustentabilidade: "Estamos a intensificar a ação dentro daquilo que é a nossa agenda para a sustentabilidade em todas as suas dimensões."
Na sua perspetiva, o Pestana Hotel Group segue uma linha responsável de gestão do negócio, tendo em conta os riscos sociais e ambientais que corre e que têm impacto no negócio. "Por isso estamos a criar programas e a tomar medidas em que procuramos mitigar e adaptar às alterações climáticas e em que adotamos uma cultura de valorização das pessoas e das comunidades locais." "Nós sabemos que somos apenas hóspedes do nosso planeta e por isso continuaremos empenhados em alcançar os nossos objetivos de desenvolvimento sustentável, investindo no bem-estar das pessoas, protegendo o planeta e melhorando o nosso funcionamento como organização", conclui Dionísio Pestana.
comunidades locais e a melhoria das condições de vida das pessoas que nelas habitam.Luís Castanhaira Lopes, membro da Comissão Executiva, Pestana Hotel Group