A Saint-Gobain assume como visão ser líder mundial em construção leve e sustentável. Para cumprir esta ambição, a empresa afirmou a sustentabilidade como um eixo fundamental da sua estratégia global de negócio. Que se manifesta não só pela aplicação na empresa dos princípios ESG ao nível ambiental, social e de governação, mas também através da contribuição para a sustentabilidade ambiental da sua cadeia de valor, nomeadamente fornecedores e clientes.
Em Portugal, este grupo está presente com várias marcas e conta com cerca de 600 colaboradores, distribuídos por 11 empresas, que incluem 7 fábricas, e ainda um centro de investigação e desenvolvimento, situado em Aveiro. Sob o propósito "Making The World a Better Home", a Saint-Gobain Portugal S.A. oferece um conjunto de soluções integradas para o setor da construção e reabilitação que, pelas suas características, e segundo a empresa, contribuem ativamente para a construção "leve" e para a descarbonização da construção e da indústria.
Neste contexto de procura de maior sustentabilidade na construção, José Martos, CEO da Saint-Gobain Portugal, afirma: "Temos dois grandes desafios na construção e que são desafios que a Saint-Gobain assume como seus. Em primeiro lugar, a necessidade de reduzir a pegada carbónica dos edifícios. Em segundo, a necessidade de fazer um uso mais eficiente das matérias-primas e dos recursos naturais neste setor." Esta ambição é importante num setor que é responsável por cerca de 39% das emissões de CO2 a nível global. A construção surge assim como uma área com um papel importante na resposta à emergência climática, na promoção da economia circular e na melhoria da saúde e bem-estar das populações.
Por isso, e segundo Guilherme Camello, responsável de Sustentabilidade na Saint-Gobain Portugal, "a empresa está comprometida com objetivos de sustentabilidade concretos." Nomeadamente, "no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável, da liderança em construção sustentável, e sobretudo, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050". Um objetivo que requer uma estratégia que envolve, por exemplo, o desenvolvimento de novas composições para os materiais que a empresa produz e a melhoria da eficiência energética dos seus processos industriais, em que privilegia cada vez mais fontes de energia renováveis ou com menores emissões.
Oportunidades para a sustentabilidade
No entanto, a estratégia de sustentabilidade da Saint-Gobain "partiu de uma análise SWOT que determinou pontos fracos, ameaças, pontos fortes e oportunidades", refere Guilherme Camello. Segundo o responsável de sustentabilidade, "ameaças como a escassez de matérias-primas e a falta de mão de obra na construção são para nós oportunidades para desenvolver o mercado no sentido da sustentabilidade, com novos produtos, novos materiais e novas tecnologias que nos permitam manter a liderança na construção leve e sustentável".
Essa abordagem materializa-se em projetos que aliam inovação e sustentabilidade, em função das necessidades do mercado. Conta-nos Guilherme Camello: "Estamos a substituir os baldes de plástico, em que vêm os nossos produtos, por baldes de material plástico reciclado. E em outras embalagens estamos a retirar os plásticos da sua composição."
Neste contexto de novas iniciativas, o responsável destaca dois projetos da Saint-Gobain que estão a ter impacto no setor. O primeiro é "o weberfloor pump truck, um serviço mecanizado de bombagem de betonilhas para pavimentos interiores, que permite reduzir embalagens e usar somente o material necessário, sem desperdício", explica. Um outro projeto destacado por Guilherme Camello "é a impressão em 3D, um grande e inovador passo rumo a uma construção mais sustentável".
Procurar ganhos ambientais
Em paralelo, todas estas iniciativas são avaliadas "em termos ambientais e objeto de certificações, auditorias e declarações, garantindo o seu sucesso em termos ambientais", assegura o responsável. E se a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da ação da empresa no mercado, a Saint-Gobain tem um roadmap interno, com um plano de ação, metas e objetivos a cumprir pela empresa nos três pilares ESG.
Compromisso da gestão
Neste contexto mais amplo, e segundo Guilherme Camello, "na dimensão social assume especial importância o compromisso e o retorno dos vários parceiros da Saint-Gobain, que ajudam a validar as ações e a estratégia nesta área". Na vertente de governação, "é muitíssimo importante termos o apoio da gestão, não só ao nível nacional, como de todo o grupo, em tudo o que diz respeito ao avanço da sustentabilidade da empresa".
Sendo a visão da empresa ser líder em construção sustentável, "a sustentabilidade não é uma parte da estratégia, é a estratégia" afirma o CEO. E, portanto: "O compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, com a dimensão social e com a boa governação é total", afiança José Martos.
Na dimensão da sustentabilidade ambiental, aquela que apresenta maiores desafios, são três os objetivos principais. Em primeiro lugar, "acelerar a redução da nossa pegada carbónica", nomeadamente "no scope três". O segundo objetivo "é liderar o mercado com soluções de eficiência energética para os edifícios". Finalmente, refere o CEO, "o terceiro objetivo é acelerar a economia circular na nossa produção",
Comunicação com stakeholders
Esta posição impulsiona igualmente a participação da empresa em iniciativas como o Negócios Sustentabilidade 2030. Segundo Guilherme Camello, "estas iniciativas são importantes, não só para nos mantermos atualizados sobre o que as outras empresas estão a fazer nessa área, como para estabelecer relações, ganhar conhecimento e colaborar para avançar em conjunto no caminho da sustentabilidade", afirma.
Além disso, a organização aposta numa comunicação "clara e objetiva sobre a importância da sustentabilidade no mercado, na divulgação de ações práticas e na sensibilização dos seus colaboradores". Um exemplo foi a criação do "Mês da Sustentabilidade", que decorreu, em 2023, entre 25 de setembro e 25 de outubro. Uma iniciativa que tem como desígnio "o reforço perante os diferentes stakeholders – clientes, parceiros e público em geral – da importância do tema", refere. Nesta iniciativa, durante um mês, a empresa lança desafios e ações semanais relacionadas com vários temas de relevância no ecossistema da sustentabilidade: soluções sustentáveis, reciclagem, fundos ambientais, diversidade e inclusão, entre outros.