Presente no nosso país desde 1962, a L’Oréal disponibiliza mais de 30 marcas em Portugal e conta com uma equipa de mais de 300 colaboradores. Segundo Gonçalo Nascimento, country coordinator para Portugal, a empresa tem vindo a assumir objetivos ambiciosos de desenvolvimento sustentável em toda a sua cadeia de valor, procurando contribuir, de forma muito clara, para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
Que desafios coloca a sustentabilidade à L’Oréal?
A sustentabilidade traz muitos desafios, mas também muitas oportunidades. Eu diria que o nosso maior desafio é a necessidade de manter o investimento na sustentabilidade, seja em infraestruturas, em inovação tecnológica, ou em tudo o que possibilita a redução das emissões de gases com efeito de estufa ao longo da cadeia de valor da empresa. Dois outros grandes desafios são a boa utilização dos recursos naturais e uma gestão eficaz do impacto social.
Na L’Oréal, a sustentabilidade é uma preocupação de longa data. Em 2009, começámos a implementar processos mais estruturados com o objetivo de obter ganhos de sustentabilidade, através de programas globais como o "Sharing Beauty with All". Em 2020, lançámos um novo programa, "L’Oréal For the Future", no qual estabelecemos métricas e objetivos claros, nomeadamente a redução da nossa pegada carbónica, nos vários aspetos do negócios, packaging, investigação, fornecimento e supply chain.
Qual é o nível de compromisso da empresa com a sustentabilidade?
Como líder mundial em produtos de beleza, temos um compromisso muito forte com a sustentabilidade, uma dimensão em que queremos liderar. Esta liderança vai além da própria empresa, procurando também guiar e apoiar os nossos fornecedores, parceiros e clientes na transição energética e ambiental para uma economia "Net Zero" em termos de emissões carbónicas diretas ou indiretas.
Este compromisso mais amplo reflete-se no facto de sermos a única empresa que, durante oito anos consecutivos, recebeu a pontuação máxima (Triple A) no âmbito do Carbon Disclosure Project. Além disso, fomos referenciados pela Ecovadis como estando no top 1% das grandes empresas a nível mundial em termos de responsabilidade ambiental e social, o que demonstra o compromisso total da administração com a sustentabilidade.
Desde 2009, ano em que iniciámos o nosso projeto de redução da pegada ambiental, temos vindo a estabelecer objetivos cada vez mais exigentes. Em 2015, no âmbito da COP21 em Paris, reforçámos os nossos objetivos de redução de emissões, alinhados com o compromisso global de não aumentar o aquecimento global acima dos 1,5 graus. Em 2020, com o programa "L’Oréal For the Future", definimos novos objetivos e métricas ambientais, com metas de curto, médio e longo prazo para atingir o Net Zero em 2050.
Que projetos estão a desenvolver neste momento em termos de sustentabilidade?
Desde 2020 que o programa global "L’Oréal For the Future" tem vindo a trabalhar a segunda fase da nossa transformação sustentável que abrange vertentes ambientais e sociais. Em termos ambientais, este programa estabelece objetivos concretos a alcançar nos próximos anos. Por exemplo, até 2030, teremos uma redução de 57% nas emissões carbónicas no âmbito do Scope 1 (atividades diretamente relacionadas com a empresa) e Scope 2 (impactos indiretos do consumo de energia). Em Scope 3, que engloba toda a cadeia de valor, desde fornecedores até ao ciclo de vida dos produtos, visamos uma redução de 28% das emissões. A redução do impacto ambiental é uma aposta clara para alcançar o "Net Zero" em 2050.
E na dimensão social, que projetos têm em curso?
A L’Oréal é reconhecida por estar no top 1% das empresas em termos de responsabilidade social e ambiental. Entre as nossas iniciativas de responsabilidade social, destacam-se três grandes fundos a nível mundial: um para incentivar a inovação em processos tecnológicos no âmbito da economia circular, outro para combater emergências e alterações climáticas, e um terceiro, pelo qual temos especial carinho em Portugal, para proteção e apoio a mulheres em risco de exclusão social.
Em Portugal, colaboramos com organizações como Mulher Século XXI, APAV (Associação de Apoio à Vítima), Coolabora, GirlMOVE e Banco do Bébé, através do Fundo L’Oréal para Mulheres, fornecendo mais meios a estas entidades que promovem a inclusão social das mulheres. A nível mundial, estimamos que este fundo impacte cerca de oito milhões de pessoas e respetivas famílias, ilustrando o nosso compromisso com a responsabilidade social.
Como se expressa o compromisso da L’Oréal com a sustentabilidade em termos de governação?
Na dimensão da governação, a L’Oréal destaca-se pela transparência e responsabilidade social. A nossa ambição é ser uma das empresas mais exemplares a nível mundial. Desde sempre, o nosso modelo de governação, a nossa forma de operar e os nossos valores, Integridade, Respeito, Coragem e Transparência, estão alinhados com o propósito de criar beleza que faz avançar o mundo.
Acompanhamos as exigências dos consumidores, evoluímos a nossa forma de trabalhar internamente e cumprimos os nossos deveres de informação aos investidores com total transparência. Os nossos relatórios de contas incluem e valorizam o nosso progresso em sustentabilidade, contemplando indicadores ambientais, sociais e de governação.