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"Estamos a inovar para atingir mais depressa os nossos objetivos ESG"

Ana Trigo Morais diz que a Sociedade Ponto Verde nasceu para fazer avançar a economia circular. Empresa faz aposta crescente na inovação para aumentar a sustentabilidade do setor do grande consumo.

22 de Julho de 2024 às 11:40
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde
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Criada em 1996 por um conjunto de entidades produtoras, distribuidoras e utilizadoras de embalagens, a Sociedade Ponto Verde tem como objetivo promover a recolha seletiva, retoma e reciclagem destes produtos. Em entrevista, Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, faz um ponto da situação sobre os esforços da Sociedade para fazer avançar a sua sustentabilidade ambiental, social e de governação (ESG), e para promover a sustentabilidade ambiental na economia e na sociedade.

 

Quais são os principais desafios da Sociedade Ponto Verde no domínio da sustentabilidade?

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem na sua génese a sustentabilidade através da promoção da economia circular no setor do grande consumo. E os nossos principais desafios continuam a ser a valorização económica e ambiental dos resíduos.

 

Na dimensão económica, porque procuramos evitar o desperdício de embalagens que têm valor económico, evitando que acabem, por exemplo, num aterro. Ambientalmente, porque promovemos práticas de produção e consumo mais sustentáveis, para diminuir a pegada ambiental destes produtos. Esta é uma missão que requer a colaboração de todos, dos produtores aos consumidores. Pelo que o grande desafio da Sociedade Ponto Verde é continuar a ser um agregador dos esforços de sensibilização, de motivação, e de prática objetiva da sustentabilidade, de forma que os nossos mais de oito mil clientes, para quem trabalhamos todos os dias, tenham melhores resultados.

 





Para além da questão da sustentabilidade ambiental, como é que encaram as dimensões sociais e de governação, que também fazem parte do conceito mais amplo de sustentabilidade, do ESG?

O ESG (ambiente, sociedade e governação) é um conceito recente, mas que vem pôr o ambiente, as pessoas e as empresas a caminhar de mão dada rumo à sustentabilidade. E nós trabalhamos nesses três pilares do ESG. Por exemplo, através do nosso trabalho na área da inovação, que traz aquilo que é o state of the art, a melhor tecnologia, e a põe ao serviço da sustentabilidade.

 

Um excelente exemplo são as nossas iniciativas no âmbito do "Ponto Verde LAB", em que nós desenvolvemos ferramentas para aumentar a circularidade, que são capazes de analisar os produtos que os nossos clientes colocam no mercado, e que os ajudam a cumprir e a melhorar a sua performance ESG. Neste contexto, temos uma iniciativa que encoraja as empresas no caminho para a neutralidade carbónica, que é uma certificação, a que chamámos "Menos Pegada, Mais Futuro", que tem como base a medição das emissões de carbono evitadas através da reciclagem das embalagens com a Sociedade Ponto Verde.

 

E na questão da governação, a SPV tem feito progressos?

Sim. E aqui gostava de salientar aquilo que são as nossas iniciativas internas, dirigidas às nossas pessoas. Nós temos duas grandes linhas de desenvolvimento das nossas pessoas. Uma é o Programa Conhecimento, para desenvolver os nossos talentos, a nossa equipa, que é muito talentosa e tem muito conhecimento sobre reciclagem de embalagens. A outra é o Programa Equilíbrio, que permite que as pessoas conjuguem as diversas dimensões da sua vida e procurem um equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional.

 

Também temos iniciativas de incentivo à mobilidade sustentável e à utilização de transportes públicos, que têm registado grande adesão. Finalmente, gostava também de sublinhar que temos duas certificações importantes. A ISO 14001, que é uma certificação de gestão ambiental. E a ISO 9001, de gestão da qualidade. Tudo isto são compromissos que temos e indicadores de que temos as melhores práticas, embora estejamos sempre a melhorar e a adotar mais práticas ESG.

 

Nesse contexto, que novas iniciativas estão a tomar nesta área, e de que forma está a evoluir a vossa estratégia de sustentabilidade?

Nós estamos, de facto, a melhorar e a adotar constantemente práticas ESG. Que para nós não são uma grande novidade, mas que é um trabalho de continuidade, sobretudo porque o tema da sustentabilidade está sempre presente nos serviços que prestamos aos nossos clientes e na sensibilização que promovemos junto dos cidadãos, para tornar o país, e a cadeia de valor do grande consumo, em realidades mais sustentáveis do ponto de vista económico e ambiental.

 

Em 2024, estamos a fazer uma aposta forte num programa interno de desenvolvimento de ferramentas e de inovação para atingir mais depressa os nossos objetivos em matéria de ESG, que estão expressos no nosso plano de atividades. Queremos reforçar o papel da inovação naquilo que é a nossa proposta de valor para o mercado, naquilo que é a motivação e o alinhamento das nossas pessoas e dos nossos modelos de governação. Queremos usar mais a inovação para levar a cabo a nossa missão de desenvolvimento da sustentabilidade ambiental da cadeia de valor das embalagens.

"Queremos usar mais a inovação para levar a cabo a nossa missão de desenvolvimento da sustentabilidade ambiental da cadeia de valor das embalagens."  Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde
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