Segundo dados da DGES, no ano letivo 2022/2023 houve cerca de 105.117 candidatos a bolsas de estudo, sendo que a bolsa média anual rondou os 1326,77 euros. Para além destas, cada universidade procura dinamizar apoios próprios para os estudantes. A Universidade Portucalense considera que oferece um ambiente académico acolhedor, um corpo docente doutorado e práticas pedagógicas inovadoras. Além das bolsas da DGES, a universidade atribui Bolsas de Promoção da Qualidade e de Mérito para premiar os bons estudantes. Segundo a instituição, "existe uma relação próxima e personalizada dos docentes com os estudantes, bem como uma relação direta com empregadores, que se traduz em diversas atividades relevantes".
O Gabinete de Apoio ao Estudante acompanha os alunos durante todo o percurso académico, ajudando-os a ultrapassarem as dificuldades inerentes ao processo de transição do ensino secundário para o ensino superior e promovendo o seu sucesso académico, desenvolvimento e bem-estar. Atualmente está em curso um programa de promoção do sucesso académico e diminuição do abandono (projeto Sucesso@UPortucalense) e um outro programa de promoção da saúde mental, que, conjuntamente com programas de tutoria e mentoria, procuram dar apoios diversificados aos estudantes nas suas diferentes necessidades. "O gabinete é uma ‘porta aberta’ para ajudar os estudantes a ultrapassar dificuldades pessoais, sociais, académicas ou profissionais, competindo-lhe também assegurar o relacionamento com os Alumni da Portucalense (ex-estudantes), acompanhando-os na transição para o mercado de trabalho e no desenvolvimento da sua carreira profissional", assegura a instituição.
Financiamento parcial ou total da propina
Seguindo a mesma linha de apoio ao estudante, a Católica Porto Business School valoriza o desempenho académico e proporciona várias oportunidades de financiamento através de bolsas de mérito e prémios de excelência, além de bolsas atribuídas por instituições parceiras. "Os alunos da nossa business school poderão ainda candidatar-se às bolsas por mérito da DGES, atribuídas aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos", destaca Helena Correia, diretora-adjunta para as licenciaturas da Católica Porto Business School. A universidade também oferece uma linha de apoio social que consiste no financiamento parcial ou total da propina, para assegurar que nenhum estudante seja impedido de prosseguir os seus estudos por razões financeiras. Esta abordagem abrangente garante que os alunos tenham os recursos necessários para alcançar o sucesso.
Residências universitárias e cantinas
Num contexto semelhante de suporte académico, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) disponibiliza uma variedade de serviços de apoio, incluindo o Núcleo de Apoio às Licenciaturas e o Gabinete de Apoio ao Estudante Internacional. Além disso, a Universidade de Lisboa, da qual o ISCSP faz parte, oferece residências universitárias e cantinas para os estudantes deslocados. No Polo Universitário Alto da Ajuda existe uma estrutura residencial com cerca de 300 camas, e uma cantina universitária, ambas muito próximas do ISCSP. "Os estudantes podem recorrer aos Serviços de Ação Social para requerer apoio por via das bolsas de estudo, conforme definido na legislação vigente", afirma Ana Paula Ferreira, vice-presidente do ISCSP para a área académica. Segundo a responsável, esta infraestrutura de apoio garante que os alunos tenham as condições necessárias para se concentrarem nos seus estudos.
Career Services
Complementando estes esforços de apoio ao estudante, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) proporciona um programa de mentorado e serviços de desenvolvimento pessoal através do Career Services, que oferece aconselhamento e oportunidades de emprego, ferramentas de carreira e eventos. Para os estudantes estrangeiros, o programa "Buddies Up", desenvolvido pela Associação de Estudantes do ISEG, em parceria com o International Mobility Office do ISEG, facilita a integração de estudantes estrangeiros na comunidade académica (Erasmus ou full degree).
Em termos financeiros, além das bolsas de Ação Social, o ISEG dispõe de bolsas de estudo, concedidas por diversas empresas e entidades parceiras e pela Associação de Antigos Alunos do ISEG. "O nosso objetivo é garantir que nenhum jovem seja impedido de perseguir o seu sonho por não dispor de condições financeiras", afirma João Duque, presidente do ISEG. A oferta de programas de intercâmbio e estágios internacionais complementa a formação dos alunos, proporcionando uma perspetiva global valiosa.