Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Trinta e oito anos de crescimento, qualidade e inovação no ensino superior

Com um aumento significativo de matrículas e uma oferta diversificada de cursos, a UPT continua a atrair um número crescente de estudantes, tanto nacionais quanto internacionais.

09 de Julho de 2024 às 11:59
  • ...

Nos últimos anos, a Universidade Portucalense (UPT) tem registado um aumento constante no número de novos inscritos. No presente ano letivo, a UPT teve um crescimento de 20% no número de estudantes matriculados em comparação com o ano anterior. Este aumento reflete o reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela universidade, com sete licenciaturas a esgotarem as vagas na primeira fase de candidaturas. “É um testemunho da confiança depositada na nossa educação e da eficácia dos nossos programas académicos, explicam-nos os responsáveis da instituição.


A UPT oferece vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, que são atualizados periodicamente para corresponder às necessidades do mercado, apresentando uma forte componente prática e importante ligação a uma vasta rede de parceiros relevantes. Ao longo dos anos têm sido desenvolvidos cursos de pós-graduação, cursos de preparação, formações aplicadas de curta duração e outros, com o objetivo de atualização de conhecimentos, sendo uma parte ministrada online ou em regime híbrido. No próximo ano letivo, a universidade introduzirá novos mestrados em Engenharia Informática e Computação, Inovação em Educação e Direito Transnacional, aumentando assim a sua já abrangente oferta académica. “Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade que prepare os nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho”, assinalam os responsáveis da universidade.

No próximo ano letivo, a universidade introduzirá novos mestrados em Engenharia Informática e Computação, Inovação em Educação e Direito Transnacional, aumentando assim a sua já abrangente oferta académica.



Licenciaturas e mestrados populares

Entre os cursos de licenciatura mais populares estão Direito, Gestão e Psicologia. Estes cursos são amplamente reconhecidos pelo mercado devido ao prestígio da universidade granjeado pela qualidade do ensino ministrado ao longo dos 38 anos de atividade, e que permite aos estudantes especializarem-se em diversas áreas, de acordo com as preferências e aptidões desenvolvidas ao longo dos seus estudos. Além disso, os diplomados pela UPT têm uma excelente aceitação no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de direito, gestão, psicologia, marketing e engenharia informática, com um número alargado de diplomados a desempenhar funções de muito alto nível em empresas de referência a nível nacional e internacional, bem como em setores críticos para a vida do país como é o caso do setor da justiça.



Atualmente, a UPT conta com mais de 4.000 estudantes, que frequentam licenciaturas, mestrados e doutoramentos. A faixa etária mais representativa é a dos 18 aos 23 anos, com uma distribuição equilibrada entre os sexos. “A nossa diversidade estudantil é um dos nossos maiores trunfos, enriquecendo a experiência educativa e preparando os nossos alunos para um mundo globalizado”, afirma a universidade.


A UPT oferece cursos em regime diurno e pós-laboral, atendendo às necessidades de diferentes perfis de estudantes. No que se refere à origem dos estudantes, 130 são internacionais, com uma diversidade assinalável de origens geográficas, desde a América do Sul até à Ásia. Entre os estudantes nacionais, a grande maioria é oriunda do distrito do Porto e dos distritos da região Norte, até Aveiro. Contudo, é de salientar que, ainda que com uma expressão menor, estão representados estudantes oriundos de todas as regiões do país, incluindo das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. “Nos últimos anos, a procura dos nossos cursos por estudantes internacionais (de dentro e fora da Europa) tem crescido significativamente”, confirma a instituição. Porém, a aposta continua a ser a captação de estudantes nacionais, número que tem estado a crescer de forma significativa. A disponibilidade de cursos em regime pós-laboral inclui cursos de Direito, Ciência de Dados, Ciência Jurídica Forense, entre outros. Esta flexibilidade tem atraído um número significativo de candidatos, especialmente aqueles que conciliam estudos com atividades profissionais.




Licenciaturas


Direito

Economia

Educação Social

Engenharia e Gestão Industrial

Engenharia Informática

Gestão

Gestão da Hospitalidade

Marketing

Multimédia e Artes

Psicologia

Relações Internacionais

Sistemas de Informação para a Gestão

Solicitadoria

Turismo


Mestrados


Ciência de Dados

Ciência Jurídica Forense

Direito

Direito Europeu e Comparado

Direito Transnacional

Engenharia Informática e Computação

Gestão

Inovação em Educação

Marketing e Negócios Digitais

Psicologia Clínica e da Saúde

Relações Internacionais e Diplomacia

Turismo e Hospitalidade



Mestrado Integrado


Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo



Valorização das soft skills e do espírito crítico

A UPT valoriza nos seus alunos características como curiosidade, vontade de aprender e desenvolver competências, especialmente as soft skills, que são altamente consideradas pelo mercado de trabalho. O espírito crítico e a abertura a novas culturas também são incentivados, refletindo a vocação internacional da instituição. “Procuramos formar profissionais completos, capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança”, sublinha a universidade.

Mais notícias