Quando se trata de escolher um curso e uma universidade, é essencial que os candidatos reflitam sobre as suas áreas de interesse, pesquisem as instituições que oferecem esses cursos e consultem os respetivos planos de estudos. Ana Paula Ferreira, vice-presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) para a área académica, defende que o candidato deve confiar plenamente na opção que tomou e abraçar o desafio. Para aqueles que escolhem o ISCSP, a responsável assegura que irão encontrar uma instituição “exigente que se pauta pelo rigor e pela estabilidade, mas sempre capaz de mudar e inovar; um espaço organizado, vibrante e cheio de eventos, encontros de pessoas e ocasiões de festa e celebração; uma comunidade académica ampla, internamente diversa, mas sempre integradora e com vontade de acolher.”
O perfil típico dos alunos do ISCSP inclui jovens que terminaram o ensino secundário e procuram a sua primeira formação no ensino superior, maioritariamente residentes na região da Grande Lisboa. No entanto, a instituição também se destaca pela sua comunidade internacional, composta por estudantes de 54 nacionalidades, representando 21% do total de estudantes. A maior parte destes alunos internacionais provém de países de língua oficial portuguesa, com um destaque especial para o Brasil. O ISCSP valoriza profundamente o pensamento crítico, a ética e a responsabilidade social, bem como a forte consciência humanista. Estas são as características que a instituição procura cultivar nos seus alunos, preparando-os para enfrentarem os desafios de um mundo em constante evolução.
Oferta formativa e popularidade dos cursos
O ISCSP oferece 14 licenciaturas, incluindo opções em regime diurno (oito) e pós-laboral (seis). Entre os cursos mais procurados estão os de Relações Internacionais, Ciência Política, Ciências da Comunicação e Serviço Social. Estes cursos destacam-se pelo facto de o ISCSP ser pioneiro nesta oferta formativa e devido à adaptação, sempre que seja justificada, dos planos curriculares às expectativas do mercado e da sociedade. As licenciaturas em regime pós-laboral são mais procuradas por alunos que são em simultâneo trabalhadores a tempo inteiro ou a tempo parcial e por alunos que ingressam por via do concurso de acesso para maiores de 23 anos.
O ISCSP disponibiliza uma oferta formativa composta por oito licenciaturas em regime diurno e seis em regime pós-laboral:
- Administração Pública (regimes diurno e pós-laboral)
- Administração Pública e Políticas do Território (regime pós-laboral)
- Antropologia (regime diurno)
- Ciências da Comunicação (regime diurno)
- Ciência Política (regime diurno)
- Gestão de Recursos Humanos (regimes diurno e pós-laboral)
- Relações Internacionais (regimes diurno e pós-laboral)
- Serviço Social (regimes diurno e pós-laboral)
- Sociologia (regimes diurno e pós-laboral)
Taxa de empregabilidade e continuação dos estudos
A taxa de empregabilidade dos graduados do ISCSP é impressionante, rondando os 95%. A instituição oferece um serviço dedicado de saídas profissionais para acompanhar e orientar os recém-licenciados na transição para o mercado de trabalho, fazendo um acompanhamento próximo dos estudantes, promovendo protocolos com instituições públicas e privadas, divulgando ofertas de estágio e/ou emprego, e desenvolvendo iniciativas como o Career Development Pitch. Além disso, uma parte significativa dos alunos opta por continuar os estudos no ISCSP, ingressando em cursos de mestrado ou de pós-graduação, uma tendência que Ana Paula Ferreira reconhece ter vindo a aumentar nos últimos anos.
“O ISCSP oferece uma combinação única de rigor académico, inovação e suporte contínuo aos seus alunos, posicionando-se como uma escolha excelente para quem procura uma formação superior de qualidade em Portugal. Uma escola que valoriza o mérito e o esforço de cada um para se superar, mas que apoia os que nesse caminho de superação apresentam mais dificuldades”, conclui Ana Paula Ferreira.