Outros sites Medialivre
Negocios em rede
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Preparar líderes para um futuro global

Com uma oferta robusta, um elevado índice de empregabilidade e um forte compromisso com a internacionalização e o desenvolvimento de competências transversais, a Católica Porto Business School mantém-se na vanguarda do ensino superior em Portugal.

09 de Julho de 2024 às 11:54
Helena Correia, diretora-adjunta para as licenciaturas da Católica Porto Business School
Helena Correia, diretora-adjunta para as licenciaturas da Católica Porto Business School
  • ...

A Católica Porto Business School continua a afirmar-se como uma referência de excelência no ensino superior, fazendo parte de um grupo restrito de 1% de business schools que, em todo o mundo, acumulam a tripla acreditação da EQUIS, AMBA e AACSB. E está já a preparar mais um ano letivo, com o habitual compromisso com a qualidade, inovação e vertente internacional dos seus programas.

 

Segundo Helena Correia, diretora-adjunta para as licenciaturas da Católica Porto Business School, não houve mudanças nos processos de candidatura à instituição para o ano letivo 2024/2025. Quanto ao número de novos inscritos, revela: "Optámos por manter o mesmo número de vagas, apesar de a procura ter aumentado."

 

Oferta formativa diversificada

A Católica Porto Business School oferece dois programas de licenciatura, em Economia e em Gestão, e um programa de dupla licenciatura em Direito e em Gestão, em parceria com a Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa. O curso de Gestão é uma referência na comunidade empresarial e académica, o que resulta da experiência acumulada enquanto um dos primeiros cursos de Gestão na região Norte. Trata-se de uma formação em Gestão que Helena Correia considera "sólida, multidimensional, atual e global, cobrindo desde áreas do saber mais analíticas (e.g. economia, finanças) até às componentes mais criativas da estratégia, do marketing e do desenvolvimento de ideias de negócio, passando ainda pelo estudo do comportamento em organização e da implementação e melhoria operacional".

 

Segundo a responsável, esta formação é apoiada em experiências que permitem aos alunos desenvolver competências, de forma muito prática, ao longo do curso. "Os nossos alunos de licenciatura saem capacitados para ocuparem as mais diversas funções nas áreas de economia e gestão, podendo depois aprofundar os seus estudos, elegendo uma área mais específica, das várias opções que temos nos nossos mestrados", explica Helena Correia.

 

Saídas profissionais e empregabilidade

Os programas de licenciatura da Católica Porto Business School apresentam, todos eles, uma taxa de empregabilidade acima dos 96%, na fase imediata após término da licenciatura. O programa de dupla licenciatura destaca-se por apresentar uma taxa de empregabilidade de 100% na altura da conclusão do duplo grau em Direito e Gestão. Esta elevada taxa de colocação no mercado de trabalho é resultado da proximidade contínua da instituição com as empresas e da formação prática oferecida aos alunos.

 

Nas licenciaturas, a Católica Porto Business School não oferece cursos em pós-laboral. Nesses formatos é possível frequentar mestrados e a formação de executivos.

"Os nossos alunos de licenciatura saem capacitados para ocuparem as mais diversas funções nas áreas de economia ou gestão, podendo depois aprofundar os seus estudos, elegendo uma área mais específicas das várias opções que temos nos nossos mestrados." Helena Correia, diretora-adjunta para as licenciaturas da Católica Porto Business School

Perfil dos alunos e procura internacional

Na Católica Porto Business School, valorizam-se a internacionalização e a preparação dos alunos para um mercado de trabalho global. As disciplinas das licenciaturas são lecionadas em português e inglês e os alunos têm a possibilidade de frequentar o curso integralmente em inglês, através do "English Track". Esta opção tem atraído um número crescente de alunos internacionais, enriquecendo o ambiente académico e promovendo a integração cultural.

 

Esta realidade também tem permitido aumentar o número de alunos internacionais que frequentam as licenciaturas em Economia e em Gestão. "Temos feito um percurso consistente de captação de alunos internacionais, cuja integração em turmas regulares a par da contratação de docentes internacionais e promoção do domínio da língua inglesa possibilita ao aluno nacional usufruir de um ambiente internacional, fomentando a sua adaptação ao mercado global", afirma Helena Correia.

Para além da formação técnica, a instituição valoriza o desenvolvimento de competências transversais, fundamentais para a inserção no mercado de trabalho. "Os programas incluem uma tríade de disciplinas em project-based learning que desenvolvem competências de pensamento crítico, comunicação e aplicação prática dos conhecimentos", explica Helena Correia. Estes projetos, integrados ao longo dos três anos de licenciatura, são uma marca distintiva da formação oferecida pela Católica Porto Business School.

 


Certificação extra

Reconhecendo a importância de um currículo enriquecido, a Católica Porto Business School oferece o Global Education Certificate (GEC). Este documento suplementar ao diploma sinaliza o empenho dos alunos em atividades internacionais, voluntariado, estágios e outras atividades extracurriculares. "O GEC estimula os alunos a terem uma experiência de formação mais enriquecedora, envolvendo a participação em estágios, nas diversas atividades de desenvolvimento de competências e noutras atividades extracurriculares oferecidas, devendo ainda sinalizar os elementos de excelência no percurso académico dos alunos", afirma Helena Correia.

Mais notícias