Na Católica Porto Business School, a internacionalização é uma prioridade clara. Com 86 parceiros internacionais acreditados por entidades como EQUIS, AMBA e AACSB, a instituição oferece aos seus alunos uma vasta gama de oportunidades de mobilidade. "Os alunos podem participar em programas como o ERASMUS+, realizar mobilidades de um ou dois semestres, frequentar programas internacionais de curta duração, como Summer Schools, ou estagiar no estrangeiro, apoiados também pelo programa ERASMUS+", afirma Helena Correia, diretora-adjunta para as licenciaturas da Católica Porto Business School.
A Universidade Portucalense segue uma linha semelhante, com mais de 20 anos de experiência no programa ERASMUS, permitindo aos estudantes participarem em programas de mobilidade de estudos e estágios até 12 meses por ciclo de estudos. Além disso, a instituição estabelece parcerias estratégicas com universidades fora da Europa, proporcionando uma diversidade cultural, económica e social que enriquece a formação dos alunos. Esta experiência é fundamental para preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais global.
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) também destaca a importância da mobilidade internacional. Em 2023, registou 116 estudantes a sair em mobilidade académica. O ISCSP garante um acompanhamento próximo e dedicado a cada estudante durante todo o processo, assegurando que estejam bem preparados e apoiados durante a sua experiência no estrangeiro. Esta atenção personalizada é crucial para o sucesso dos alunos em ambientes internacionais diversos.
Por sua vez, os alunos do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) têm acesso a uma ampla variedade de serviços e programas de apoio, que incluem um programa de mentoria e o Career Services. Além disso, o programa "Buddies Up", desenvolvido pela Associação de Estudantes em colaboração com o International Mobility Office, facilita a integração de estudantes internacionais, sejam eles Erasmus ou a frequentar um curso completo. "Oferecemos múltiplas oportunidades de mobilidade internacional através de intercâmbios com universidades parceiras de excelência em todo o mundo, estágios internacionais e participação em redes académicas como a HERMES," destaca João Duque, presidente do ISEG. Esta rede inclui 26 escolas na Europa, EUA, Ásia e Austrália, proporcionando aos estudantes uma perspetiva muito ampla e competências valiosas no mercado de trabalho global.