Notícia
Volkswagen Golf eléctrico!
O Golf, campeão de vendas da Volkswagen, está disponível, a partir de agora, também, em versão eléctrica. O novo "e-Golf", designação adoptada pela marca, oferece uma autonomia entre os 120 e os 190 km com uma carga de bateria
€38.000*
Volkswagen e-Golf
Motor: eléctrico síncrono permanente, dianteiro longitudinal, tensão nominal 323V
Potência: 115cv às 12.000rpm
Binário: 270Nm desde zero às 3.000rpm
Autonomia: 130-190km
Velocidade máxima: 140km/h
Aceleração 0-100km/h: 10,4 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: automática de uma velocidade
Baterias: iões de lítio
Capacidade: 24,2kWh
Emissões CO2: zero
Eficiência: A+
Consumo de energia: 12.7kWh/100km
*Preço indicativo
O Golf, campeão de vendas da Volkswagen, está disponível, a partir de agora, também, em versão eléctrica. O novo "e-Golf", designação adoptada pela marca, oferece uma autonomia entre os 120 e os 190 km com uma carga de bateria, dependendo do modo de condução, e o consumo de energia, nas contas da VW, ronda os 3,30 euros por 100km, o equivalente a aproximadamente 2,5/3 litros de gasóleo.
Depois do pequeno e-Up!, este é o segundo veículo eléctrico comercializado pelo construtor alemão. Tanto o e-Golf como o e-Up! chegam a Portugal no próximo Verão e os preços, ainda indicativos, são, respectivamente, de 38.000 e 25.000 euros.
Esteticamente, o e-Golf é muito semelhante às restantes versões da gama, tanto no interior como no exterior. Mesmo assim, distingue-se por alguns elementos característicos como é o caso da barra azul longitudinal na dianteira, entre a grelha e o pára-choques, que une os grupos ópticos, pelas luzes diurnas de LED específicas e os farolins traseiros, também em LED, com um desenho que torna o modelo mais facilmente reconhecível, pelas novas jantes optimizadas aerodinamicamente e pelos logótipos e-Golf na carroçaria.
O espaço disponível no habitáculo e na bagageira não sofre qualquer alteração em relação às versões do Golf com motor a combustão, dado que as baterias de iões de lítio que alimentam o motor eléctrico síncrono com uma potência de 115cv estão estrategicamente colocadas sob o piso, entre os eixos. A sua instalação permitiu baixar a centro de gravidade do e-Golf conferindo-lhe maior agilidade na condução.
Carregamento das baterias
Com uma capacidade de 24,2kWh e um peso total de 318 quilos, as baterias do e-Golf são constituídas por 264 células individuais agrupadas em 27 módulos (cada um com seis ou 12 células). Têm uma garantia de oito anos ou 160 mil km.
Dependendo do modo de carga utilizado, as baterias podem ser carregadas entre 30 minutos e 13 horas. Nos postos da rede pública que têm essa disponibilidade, a carga rápida pode ser efectuada em meia hora, mas apenas carrega 80% da bateria. A carga normal nos mesmos postos tem a duração de oito horas, o mesmo tempo que demora a carregar através de uma "wallbox" apropriada, em casa ou no escritório. E, finalmente, o e-Golf pode ainda ser carregado através da rede de energia doméstica, numa tomada de corrente normal, mas o tempo de carga a cem por cento é muito superior: 13 horas.
"Electrified!"
Como outros veículos eléctricos, o e-Golf oferece uma condução silenciosa e sem emissões poluentes. A disponibilidade total do binário desde o arranque, que é de 270Nm, permite excelentes desempenhos. Por exemplo, dos 0 aos 60km/h, o e-Golf faz 4,2 segundos e pode atingir os 100km/h em 10,4 segundos. A velocidade máxima é de 140km/h.
Estão disponíveis três modos de condução (Normal, Eco e Eco+) e quatro níveis de recuperação da energia da travagem. Da sua utilização depende a maior ou menor autonomia das baterias e, consequentemente, do veículo.
O funcionamento do sistema eléctrico pode ser acompanhado passo a passo através de um monitor na consola central. Algumas funções são também acessíveis remotamente através de uma aplicação para smartphones.
O e-Golf foi apresentado no evento Semanas de Mobilidade, em Berlim, organizado pela Volkswagen sob o lema "Electrified!", e durante as quais foram reveladas outras soluções de mobilidade eléctrica, como é o caso do novo Golf GTE. Trata-se de um eléctrico-híbrido recarregável que deverá chegar ao mercado ainda este ano. Dispõe de um motor a gasolina 1.4 TSi de 105cv e um bloco eléctrico de 150cv. A potência combinada é de 204cv e a autonomia total de mais de 1.000km dos quais cerca de 50km em modo eléctrico.
Negócios em Berlim, a convite da SIVA