Notícia
Relógios: O domínio do cronógrafo
Intimamente ligada ao mundo da aviação, a Breitling apresentou o Navitimer Rattrapante, uma aposta forte da marca que mantém uma relação com o fascinante mundo dos ases que percorrem os ares.
Em Basileia, a Breitling apresentou o estimulante Navitimer Rattrapante, uma aposta forte da marca, que desvenda o seu próprio movimento de cronógrafo, dotado de ponteiro "rattaprante" (uma das complicações da relojoaria mais sofisticadas). Este Calibre manufacturado B03 distingue-se pela sua construção que assegura o máximo de precisão, robustez e fiabilidade. A fim de apresentar esta inovação técnica, a Breitling escolheu o modelo mais emblemático da marca, o Navitimes, que surge em versões de ouro e aço, com um mostrador bronze. O grande desafio para os mestres que criaram um movimento de cronógrafo, dotado de ponteiro "rattrapante", situava-se ao nível da energia. As paragens e os novos accionamentos do ponteiro "rattrapante" implicam necessidades variáveis de energia que podem prejudicar a precisão cronométrica e reduzir a reserva de marcha do relógio. Um dos meios para colmatar este inconveniente consistiu em dotar o movimento de um sistema de isolamento, permitindo soltar o ponteiro "rattrapante", a fim de se conseguir a solução mais fiável.
Marinha
A Breguet é conhecida pela beleza e qualidade técnica das suas peças que medem o tempo. E isso é novamente evidente neste Marine Équation Marchante 5887, apresentado em Basileia, na Baselworld. A Breguet tem uma forte história, que se confunde com a evolução da Idade das Luzes na Europa. A sua ligação à medição das longitudes no mar fez com que a relação com a Coroa francesa fosse muito forte. Agora, reflectindo toda essa memória, a Breguet lançou um modelo exclusivo, este Marine Équation Marchante 5887, uma grande complicação que marca o início de uma nova era na colecção Marine. A equação do tempo é, como se sabe, uma das mais raras e fascinantes complicações horológicas. Serve para medir a diferença entre o tempo solar médio (que corresponde às horas e minutos civis) e o verdadeiro tempo solar. Este novo Marine dá especial atenção a esta questão. Indica ao mesmo tempo o tempo civil e o verdadeiro tempo, através de duas formas diferentes de leitura dos minutos. A "mão" solar é adornada por um sol dourado, providenciando uma leitura directa dos minutos do tempo solar. Baseado no calibre 581DR, este novo Marine Équation Marchante tem também uma terceira complicação: um turbilhão. Fruto do trabalho dos artesãos da casa Breguet, este relógio é de uma beleza e perenidade únicas. A inscrição "Marine Royale" é visível, para reforçar a grande ligação histórica da marca. Surge com um diâmetro de 43,9mm em ouro rosa e platina. Uma peça portentosa.