Rui Costa chama-lhe "rock star". "Um ícone", onde quer que vá. Rob Machado tem 12 vitórias em provas do campeonato do mundo (que deixou em 2001) e esteve 11 anos seguidos nos dez melhores do circuito profissional. Com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais, é um dos "influencers do surf" que o Capítulo Perfeito powered by Billabong procura. A presença do australiano na décima edição, disputada a 18 de fevereiro, um domingo, ajuda a explicar a afluência à praia de Carcavelos. "Mais de 20 mil pessoas", realça o mentor e organizador do evento em que só a manobra mais especial de todas, o tubo, recebe pontos. "Excedeu completamente as nossas expectativas". E outras 42 mil a acompanhar à distância em tempo real através de "webcast".
Mesmo depois de recolhidas as pranchas, a competição "continua a gerar conteúdo" e "retorno", porque antes e depois, durante dias, muito mais acontece, com impacto na reputação de Portugal, que contribui para atrair novos turistas e praticantes da modalidade. Com eles, trazem negócio de restauração e dormidas e aceleram as vendas de vestuário e equipamento, além de estimularem o imobiliário, as empresas de animação turística e a oferta de aulas no litoral do Minho ao Algarve (191 escolas, de acordo com o último registo na Federação Portuguesa de Surf).
"Trabalhamos muito na experiência que [os surfistas] têm em Portugal", explica Rui Costa, com o exemplo de Rob Machado, que ficou alojado numa unidade hoteleira da região Oeste, onde jogou golfe e conheceu vários vinhos. Os estrangeiros convidados para o Capítulo Perfeito acabam por tornar-se "agentes de promoção" da marca e do país, desde logo, do concelho de Cascais, que este ano acolheu o evento, com 40 mil euros em prémios, conquistado pelo português Tiago Stock, de apenas 18 anos.