Notícia
Como ir a um teatro nacional sem sair de casa
Dois teatros nacionais, duas cidades diferentes. Agora é possível que todo um país possa entrar nas salas destes teatros sem sair das salas das suas casas. Em tempo de confinamento, é altura de cultivar hábitos culturais. E tomar consciência de que o setor enfrentará grandes dificuldades daqui em diante.
Teatro Nacional D. Maria II
Se os tempos exigem recolhimento, também o "D. Maria II em casa" obedece às recomendações. Maio traz mais de 20 espetáculos e leituras online, para todas as idades.
A Sala Online abre às sextas e sábados pelas 21:00, com novos espetáculos. Mas tem uma característica muito especial: nunca fecha. Se não conseguir estar à hora da estreia, tem até ao final da iniciativa para ver ou rever os espetáculos disponíveis.
"O grande dia da batalha", "Um libreto para ficarem em casa seus anormais", "Casimiro e Carolina", "À espera de Godot", "Worst Of", "Quarto Minguante", "Amores pós-coloniais", "A matança ritual de Gorge Mastromas", "O Duelo" e "Osmarina Pernambuco não consegue esquecer" são os trabalhos estreados no Teatro Nacional D. Maria II nos últimos anos e que agora ficam "online".
Aos fins-de-semana é também altura de juntar a família em sessões de leitura para os mais novos. Na Salinha Online, há 10 novos espetáculos previstos. Todos os sábados e domingos, às 11 horas, um ator interpreta uma história infantil. Diretamente da casa dele para a sua.
"O Escuro", "Uma história que começa pelo fim", "O gato e o escuro", "Sábios como os camelos", "Burros", "A história que se conta com a boca fechada", "A zebra Camila", "Herberto", "O incrível rapaz que comia livros" e "Havemos de lá chegar" são as histórias para descobrir durante este mês de maio.
Às terças, faça ainda uma pausa na rotina e adira ao "Clube dos Poetas Vivos". A partir do Instagram do teatro, Teresa Coutinho convida atores para leituras de poemas em direto.
Teatro Nacional São João
Depois de uma semana com uma programação cheia de iniciativas, visitar o Teatro Nacional São João neste fim-de-semana é sinónimo de ver "Otelo" aí no sofá da sua casa.
De sexta-feira a domingo, o clássico de William Shakespeare encenado por Nuno Carinhas vai estar online nas plataformas desta sala do Porto. A música tem a assinatura de Pedro Filipe Marques. À hora que mais lhe convier, basta entrar por aqui.
Nesta plataforma, é também possível fazer uma visita digital ao espaço do Teatro Nacional São João, que assinala este ano o primeiro centenário de portas abertas. Só que, em tempo de pandemia, apenas de forma virtual.