Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

A invisibilidade da menopausa no mercado de trabalho

Ainda é um tema que se vive em silêncio. O tabu chega aos locais de trabalho com mulheres que lidam com sintomas de uma fase biológica e natural da vida, e a necessidade de continuarem a desempenhar as suas funções e a serem produtivas. Faltam leis e medidas práticas que protejam os seus direitos e que permitam viver a menopausa sem julgamento e estigma. Já há avanços em alguns países, como o Reino Unido, mas ainda estamos numa fase embrionária.
Cláudia Pinto 29 de Março de 2025 às 11:00

Foi há dez anos que Maria (nome fictício) se submeteu a uma cirurgia para remover parte do útero por ter miomas e hemorragias. Já tinha duas filhas, não estava a pensar engravidar novamente, e decidiu avançar, por sugestão da sua médica. "A partir daí, passei a ter menstruações irregulares, situação que se prolongou durante dois a três anos", conta.

Os primeiros sintomas de entrada efetiva na menopausa surgiram com "os típicos calores", mesmo no inverno, algo que a acompanha desde então. A irritabilidade e a perda de paciência também fazem parte dos seus dias. Procurou ajuda com dois ginecologistas, sem sucesso. Também junto da médica de clínica geral não encontrou soluções. "Não há muito conhecimento desta área e a recomendação passou por tomar ansiolíticos. Acabei por ir passando pelos pingos da chuva." Conseguiu minorar alguns aspetos, mas, há um ano, a situação descontrolou-se e os sintomas intensificaram-se. 

Com 57 anos e a trabalhar na banca há 36, tem sentido o impacto dos sintomas no dia a dia. "O que me tem afetado muito é o esquecimento. Antigamente, estava a fazer uma tarefa no trabalho, interrompiam-me e eu conseguia retomar. Agora, não. E isto é muito complicado de gerir." Como trabalha num "open space", a concentração é cada vez mais difícil nos três dias da semana em que tem de ir ao escritório, porque estão mais pessoas juntas e o ruído faz-lhe confusão.

Negócios Premium
Conteúdo exclusivo para assinantes
Já é assinante? Inicie a sessão
ASSINE E TENHA ACESSO
A TODA A INFORMAÇÃO DO NEGÓCIOS.
  • A melhor experiência de utilização, sem publicidade intrusiva;
  • Newsletters exclusivas preparadas pela redação;
  • Jornal diário em versão ePaper;
  • Acesso sem limites a todos os conteúdos, em 3 dispositivos;
  • Ofertas, convites e condições especiais de acesso a eventos promovidos pelo Negócios
  • Cancele a qualquer momento
Ver comentários
Saber mais menopausa tabu perimenopausa CUF brain fog insónias humor produtividade absentismo mulheres discriminação estigma igualdade burnout
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Assine e receba 25% do valor em Cartão Continente ASSINE JÁ
Publicidade
C•Studio