Notícia
Rei Leão!: Peugeot 308 GTi by Peugeot Sport
A tradição ainda é o que é quando o desafio se chama 308 GTi by Peugeot Sport, o novo desportivo radical da marca francesa realmente divertido de conduzir. Apresenta-se o Rei Leão!
10 de Outubro de 2015 às 13:02
Características
308 GTi by Peugeot Sport
Motor: gasolina, 4 cil. em linha, 16 válvulas, turbo, injecção directa, sistema start/stop
Cilindrada: 1.598cc
Potência: 270cv às 6.000rpm
Binário: 330Nm (1.900-5.500rpm)
Velocidade máxima: 250km/h (limitada electronicamente)
Aceleração máx.: 6,0s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 8,1l/100km
Cons. extra-urbano: 4,9l/100km
Consumo médio: 6,0l/100km
Emissões CO2: 139g/km (Euro VI)
Da história da Peugeot fazem parte alguns desportivos míticos, como o 205 GTi. Agora, a marca parece disposta a dar seguimento a essa tradição com um autêntico GTi do segmento C, cujo desenvolvimento esteve a cargo de uma equipa de competição da Peugeot Sport.
Para se ter uma ideia mais concreta sobre o que é o novo 308 GTi há que sublinhar, em primeiro lugar, o facto de sob o capot "morar" um motor turbo de 1.6 litros que debita uns generosos 270 cv. E se o motor tem potência para dar e vender, também se distingue pelo seu extraordinário binário de 330 Nm, bem como pela precisa e bem escalonada caixa manual de seis velocidades. O ramalhete compõe-se com um diferencial de deslizamento limitado Torsen para melhorar a colocação de todos os "cavalos" no asfalto.
Do ponto de vista estético, o 308 GTi by Peugeot Sport até é bastante discreto, sem apêndices aerodinâmicos que chamem a atenção. Porém, não deixa de manifestar algumas particularidades que dão a entender o seu carácter desportivo, em resultado, por exemplo, do facto de se notar o rebaixamento da suspensão (11 mm) e o aumento das vias (1.570 mm à frente e 1.554 mm atrás).
Apelativas são também as jantes de 19 polegadas, os discos de travões de maiores dimensões (com as maxilas a vermelho a sobressaírem nas rodas dianteiras) e, à frente, as generosas entradas de ar e a grelha específica desta versão.
No interior, o 308 GTi oferece o mesmo carácter desportivo, com os bancos dianteiros do tipo bacquet forrados a negro com pespontos a vermelho, o que acontece de igual modo com o painel de instrumentos, o fole da alavanca das velocidades, etc.
Disponível apenas na variante de cinco portas e em dois níveis de potência, de 250 e 270 cv, o 308 GTi by Peugeot Sport vai estar à venda no mercado nacional a partir do dia 19 de Novembro, mas apenas na versão mais potente, que custará 40.500 euros, dado que a pequena diferença de preço não justifica a outra opção.
Para a apresentação à imprensa internacional desta nova versão, a Peugeot elegeu a zona norte do país, tendo sido nas sinuosas estradas do Douro que pudemos comprovar a eficácia deste desportivo, num trajecto que nos levou do Porto a S. Pedro do Sul.
Mas, desta vez, os responsáveis da marca francesa quiseram ir mais longe sem correr riscos. Isto é, proporcionando as condições necessárias para os jornalistas levarem ao limite este 308 GTi by Peugeot Sport, com um conjunto de voltas no circuito Vasco Sameiro, em Braga. E se na estrada a sensação não podia ter sido mais positiva ao volante deste desportivo, na pista o tira-teimas foi ainda mais completo e radical.
308 GTi by Peugeot Sport
Cilindrada: 1.598cc
Potência: 270cv às 6.000rpm
Binário: 330Nm (1.900-5.500rpm)
Velocidade máxima: 250km/h (limitada electronicamente)
Aceleração máx.: 6,0s 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 8,1l/100km
Cons. extra-urbano: 4,9l/100km
Consumo médio: 6,0l/100km
Emissões CO2: 139g/km (Euro VI)
Da história da Peugeot fazem parte alguns desportivos míticos, como o 205 GTi. Agora, a marca parece disposta a dar seguimento a essa tradição com um autêntico GTi do segmento C, cujo desenvolvimento esteve a cargo de uma equipa de competição da Peugeot Sport.
Para se ter uma ideia mais concreta sobre o que é o novo 308 GTi há que sublinhar, em primeiro lugar, o facto de sob o capot "morar" um motor turbo de 1.6 litros que debita uns generosos 270 cv. E se o motor tem potência para dar e vender, também se distingue pelo seu extraordinário binário de 330 Nm, bem como pela precisa e bem escalonada caixa manual de seis velocidades. O ramalhete compõe-se com um diferencial de deslizamento limitado Torsen para melhorar a colocação de todos os "cavalos" no asfalto.
Do ponto de vista estético, o 308 GTi by Peugeot Sport até é bastante discreto, sem apêndices aerodinâmicos que chamem a atenção. Porém, não deixa de manifestar algumas particularidades que dão a entender o seu carácter desportivo, em resultado, por exemplo, do facto de se notar o rebaixamento da suspensão (11 mm) e o aumento das vias (1.570 mm à frente e 1.554 mm atrás).
Apelativas são também as jantes de 19 polegadas, os discos de travões de maiores dimensões (com as maxilas a vermelho a sobressaírem nas rodas dianteiras) e, à frente, as generosas entradas de ar e a grelha específica desta versão.
No interior, o 308 GTi oferece o mesmo carácter desportivo, com os bancos dianteiros do tipo bacquet forrados a negro com pespontos a vermelho, o que acontece de igual modo com o painel de instrumentos, o fole da alavanca das velocidades, etc.
Disponível apenas na variante de cinco portas e em dois níveis de potência, de 250 e 270 cv, o 308 GTi by Peugeot Sport vai estar à venda no mercado nacional a partir do dia 19 de Novembro, mas apenas na versão mais potente, que custará 40.500 euros, dado que a pequena diferença de preço não justifica a outra opção.
Para a apresentação à imprensa internacional desta nova versão, a Peugeot elegeu a zona norte do país, tendo sido nas sinuosas estradas do Douro que pudemos comprovar a eficácia deste desportivo, num trajecto que nos levou do Porto a S. Pedro do Sul.
Mas, desta vez, os responsáveis da marca francesa quiseram ir mais longe sem correr riscos. Isto é, proporcionando as condições necessárias para os jornalistas levarem ao limite este 308 GTi by Peugeot Sport, com um conjunto de voltas no circuito Vasco Sameiro, em Braga. E se na estrada a sensação não podia ter sido mais positiva ao volante deste desportivo, na pista o tira-teimas foi ainda mais completo e radical.