Notícia
Cooper S E Countryman: Desportivo ecológico
O primeiro Mini híbrido recarregável oferece uma autonomia totalmente eléctrica de 42 km.
09 de Setembro de 2017 às 16:30
€44.550*
Mini Cooper S E Countryman ALL4 PLUg-IN Hybrid electric
Sistema de propulsão: potência 224 cv, binário 385 Nm.
Motor de combustão: gasolina, 3 cilindros, 12 válvulas, 1.499 cc, 136 cv, 220 Nm.
Motor eléctrico: 88 cv, 165 Nm.
Velocidade: 198 km/h.
Aceleração: 6,8s 0-100 km/h.
Tracção: 4WD.
Transmissão: Steptronic 6 velocidades.
Consumo misto: 2,1l /100km;
Emissões CO2: 49 g/km (Euro VI).
*Preço da versão ensaiada: base €36.220 + €8.330 de extras
O Mini Cooper S E Countryman ALL4 é o primeiro modelo da marca britânica com tecnologia híbrida "plug-in", que combina desempenhos desportivos e a possibilidade de uma condução totalmente eléctrica e sem emissões, a velocidades até 125 km/h e uma autonomia oficial anunciada de 42 km.
O sistema híbrido, que é idêntico ao utilizado no BMW 225xe Active Tourer, agrega um motor eléctrico síncrono de 88 cv e um motor a gasolina de três cilindros de 136 cv com tecnologia TwinPower Turbo. A potência combinada do sistema é de 224 cv, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. O consumo de combustível é de 2,1 litros aos 100 km e as emissões de 49 g/km, valores segundo o ciclo europeu para os híbridos recarregáveis.
A potência do motor a combustão é transmitida às rodas dianteiras com o auxílio de uma caixa automática Steptronic de seis relações. Atrás, o motor eléctrico movimenta o eixo traseiro oferecendo um binário de 165 Nm, que está disponível de imediato, uma das grandes vantagens das motorizações eléctricas.
Situada debaixo dos assentos traseiros, o que limita a capacidade do reservatório de gasolina aos 35 litros, a bateria de iões de lítio do sistema "plug-in" é recarregável numa tomada convencional doméstica em 3 horas e 15 minutos, ou através de uma "wallbox" ou posto público de carregamento em 2 horas e 15 minutos. Tem garantia de 6 anos ou 100 mil km.
Ao volante, o sistema híbrido do Countryman S E oferece três modos de operação. O "Auto eDrive" permite uma condução totalmente eléctrica até 80 km/h. Acima disso, ou em caso de forte aceleração, ou de carga de bateria inferior a 7 por cento, o três cilindros entra em funcionamento. O "Max eDrive" permite atingir os 125 km/h e o modo Save Battery dá para carregar a bateria para utilização posterior em eléctrico.
Adicionalmente, o híbrido da Mini oferece mais três modos de condução (Mid, Sport e Green), que intervêm na gestão da direcção, do acelerador e da caixa de velocidades. O resultado final não é fácil de entender, tantos são os modos e as possibilidades de condução disponíveis, mas apesar de tudo a experiência é positiva. Ágil e divertido de conduzir, o Countryman vem bem equipado de série e os materiais e acabamentos desta versão híbrida recarregável estão ao melhor nível.
Mini Cooper S E Countryman ALL4 PLUg-IN Hybrid electric
Motor de combustão: gasolina, 3 cilindros, 12 válvulas, 1.499 cc, 136 cv, 220 Nm.
Motor eléctrico: 88 cv, 165 Nm.
Velocidade: 198 km/h.
Aceleração: 6,8s 0-100 km/h.
Tracção: 4WD.
Transmissão: Steptronic 6 velocidades.
Consumo misto: 2,1l /100km;
Emissões CO2: 49 g/km (Euro VI).
*Preço da versão ensaiada: base €36.220 + €8.330 de extras
O Mini Cooper S E Countryman ALL4 é o primeiro modelo da marca britânica com tecnologia híbrida "plug-in", que combina desempenhos desportivos e a possibilidade de uma condução totalmente eléctrica e sem emissões, a velocidades até 125 km/h e uma autonomia oficial anunciada de 42 km.
O sistema híbrido, que é idêntico ao utilizado no BMW 225xe Active Tourer, agrega um motor eléctrico síncrono de 88 cv e um motor a gasolina de três cilindros de 136 cv com tecnologia TwinPower Turbo. A potência combinada do sistema é de 224 cv, o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. O consumo de combustível é de 2,1 litros aos 100 km e as emissões de 49 g/km, valores segundo o ciclo europeu para os híbridos recarregáveis.
A potência do motor a combustão é transmitida às rodas dianteiras com o auxílio de uma caixa automática Steptronic de seis relações. Atrás, o motor eléctrico movimenta o eixo traseiro oferecendo um binário de 165 Nm, que está disponível de imediato, uma das grandes vantagens das motorizações eléctricas.
Situada debaixo dos assentos traseiros, o que limita a capacidade do reservatório de gasolina aos 35 litros, a bateria de iões de lítio do sistema "plug-in" é recarregável numa tomada convencional doméstica em 3 horas e 15 minutos, ou através de uma "wallbox" ou posto público de carregamento em 2 horas e 15 minutos. Tem garantia de 6 anos ou 100 mil km.
Ao volante, o sistema híbrido do Countryman S E oferece três modos de operação. O "Auto eDrive" permite uma condução totalmente eléctrica até 80 km/h. Acima disso, ou em caso de forte aceleração, ou de carga de bateria inferior a 7 por cento, o três cilindros entra em funcionamento. O "Max eDrive" permite atingir os 125 km/h e o modo Save Battery dá para carregar a bateria para utilização posterior em eléctrico.
Adicionalmente, o híbrido da Mini oferece mais três modos de condução (Mid, Sport e Green), que intervêm na gestão da direcção, do acelerador e da caixa de velocidades. O resultado final não é fácil de entender, tantos são os modos e as possibilidades de condução disponíveis, mas apesar de tudo a experiência é positiva. Ágil e divertido de conduzir, o Countryman vem bem equipado de série e os materiais e acabamentos desta versão híbrida recarregável estão ao melhor nível.