Notícia
A semana em oito gráficos: Lisboa perde mais de 1% em semana de ganhos na Europa e EUA
As bolsas europeias e norte-americanas registaram uma subida generalizada esta semana. A exceção, no Velho Continente, foi a praça lisboeta.
Europa celebra ganhos com otimismo comercial
PSI-20 cede 1,03% na semana
Mota-Engil com maior descida em Lisboa
Virgin Money com o melhor desempenho do Stoxx600
Under Armour lidera avanços no S&P 500
Dólar toca em máximo de sete semanas
OPEP desanima mercado petrolífero
Juros sobem na Europa
Os principais mercados acionistas da Europa Ocidental registaram um movimento positivo no acumulado entre segunda e sexta-feira. Em contraciclo esteve Lisboa, com o PSI-20 a perder 1,03%.
Os avanços na frente comercial EUA-China ditaram grande parte do otimismo desta semana, se bem que na sexta-feira a prudência tivesse regressado devido ao apoio dos EUA dado a Hong Kong nas suas pretensões de autonomia face à China, o que elevou os receios de um intensificar de tensões entre as duas maiores economias do mundo.
Wall Street esteve encerrada na quinta-feira, para celebração do Dia de Ação de Graças, e na sexta-feira foi notório o menor volume de negociação, já que muitos investidores optaram por um fim de semana prolongado.
Na última sessão da semana, as bolsas norte-americanas fecharam três horas mais cedo do que o habitual, com as principais praças em Nova Iorque a encerrar às 13:00 locais (18:00 de Lisboa).