Outros sites Medialivre
Notícia

O Armagedão climático

"Se não houver mudanças profundas, a humanidade arrisca-se a um Armagedão climático", exclamou o Keynote speaker Martin Wolf, chief economics commentator do Financial Times, criticando o forte ceticismo que existe e os movimentos, sobretudo nos Estados Unidos, contra as provas científicas.

03 de Maio de 2023 às 10:30
Martin Wolf, Chief Economics Commentator do Financial Times
Martin Wolf, chief economics commentator do Financial Times. David Cabral Santos
  • Partilhar artigo
  • ...
Para o jornalista britânico especializado em economia, o futuro está na transformação tecnológica. É o que demostram os baixos custos das energias limpas, o hidrogénio ‘clean’ que está a tornar-se numa alternativa credível, e a própria energia nuclear que terá ainda um provável papel no futuro, referiu.

O especialista do Financial Times considera que a eliminação das emissões de carbono requer ainda uma profunda transformação tecnológica para atingir os objetivos da descarbonização, o que implica um grande investimento, cerca de 900 mil milhões ao ano em média entre 2026-2030, sobretudo na energia. Na conferência, defendeu que "a existência de novas tecnologias não levará por si só a mudanças com a suficiente escala e necessidade", tendo de ser acompanhadas por políticas ativas e de incentivos.



Martin Wolf mostrou ainda algum otimismo em relação à descarbonização em termos geopolíticos, salientando que cinco das principais economias, nomeadamente a China, a União Europeia, os Estados Unidos, o Japão e a Índia, estão comprometidas. Fez uma resenha dos principais perigos e oportunidades das alterações climáticas e dos seus impactos no planeta, referindo-se à importância da sustentabilidade e ao papel da tecnologia, da política e dos negócios na criação de um novo paradigma.
Mais notícias