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A Sustentabilidade tem que ser um “must have”

Há muito que a sustentabilidade deixou de ser uma buzzword e passou a ser uma prática que grande parte das empresas leva a sério e integra na sua missão e visão para o futuro, diz Manuela Botelho, secretária-geral da APAN

Negócios 12 de Outubro de 2020 às 17:30
Manuela Botelho secretária-geral da APAN, diz ser um erro pensar que a sustentabilidade é um problema das marcas. DR
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Felizmente é cada vez mais normal as empresas anunciarem planos de redução de desperdícios e consumos, utilização de energias renováveis, inovações nas cadeias de fornecimento ou certificações de produtos do ponto de vista ambiental, entre outras medidas de promoção da sustentabilidade.

Muitas alterações e inovações vão também no sentido de aumentar a economia circular, enquanto solução mais sustentável para a preservação dos recursos naturais.

Estas ações refletem um compromisso sério com a sustentabilidade, fruto da preocupação crescente com o futuro e com o planeta que deixamos aos nossos filhos e netos.

E embora as pessoas não esperem já a perfeição, quando se trata de práticas ambientais, elas claramente desejam mudanças e transparência, o que significa que desejam saber se os valores das empresas onde trabalham e das marcas que consomem estão alinhados com os seus valores e preocupações. E isso é cada vez mais importante, especialmente para os mais jovens. Eles já não estão só à procura de produtos ou serviços, eles querem saber se a sua marca se preocupa com aquilo que é importante para eles e se trabalha ativamente para esse objetivo.

E sim, já temos muitas empresas e marcas a assinalarem e a anunciarem os seus compromissos e práticas de sustentabilidade. Mas será suficiente? Será que estão a conseguir um real envolvimento das pessoas?

Estratégia e partilha

É que não basta ter uma estratégia de marca sustentável. Também é fundamental encontrar a forma certa de a partilhar com o consumidor envolvendo-o na ação, pois só dessa forma se consegue que as políticas tenham verdadeiro impacto e consequências. Há casos claros de marcas que o estão a fazer com grande sucesso, assegurando a lealdade, atraindo novos consumidores e garantindo valor para os stackeholders.

Isto significa que é um erro pensar que a sustentabilidade é um problema das marcas. Não é. É um problema de todos, mas cabe às marcas promover e alavancar esse caminho, de preferência com o tal "toque" de autenticidade, humanidade, emoção e criatividade que só elas conseguem através de uma comunicação relevante e genuína. Essa é uma peça fundamental para aumentar a dimensão do mercado sustentável, ou seja, um mercado de consumidores de produtos sustentáveis levando a um círculo virtuoso que transforme o mercado como um todo.

Claro que falar é mais fácil do que fazer com que funcione, tanto para o consumidor como para a empresa, pois só assim é que resultará no longo prazo, para todos nós. Mas o marketing não deve perder esta oportunidade de falar sobre as suas políticas e iniciativas ou estará a perder uma enorme oportunidade de atrair novos clientes e informar as suas audiências sobre os seus compromissos.

Os Prémios Negócios Sustentabilidade são, por isso, uma excelente plataforma para valorizar esta atuação e dar ainda mais visibilidade às campanhas de comunicação sobre projetos de sustentabilidade.


Quem pode concorrer
Serão aceites nesta categoria candidaturas de iniciativas, serviços ou produtos que representem soluções de comunicação eficazes e de caráter educativo na sociedade, permitindo aumentar a transparência da informação e/ou consciencialização acerca de temas de sustentabilidade. Valorizar-se-ão iniciativas e produtos ou serviços que, de forma criativa e através de meios de comunicação, estimulem a mudança de comportamentos sustentáveis de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que podem ser consultados no site das Nações Unidas.


Júri
Presidente do júri Manuela Botelho, Secretária-Geral, APAN
Carla Borges Ferreira, Diretora, Meios & Publicidade
Francisco Teixeira, Diretor-Geral, Universidade Europeia | IADE | IPAM
Nuno Pinto Magalhães, Presidente da Direção, Auto Regulação Publicitária
Susana Albuquerque, Presidente, Clube Criativos de Portugal
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