- Partilhar artigo
- ...
Planos de descarbonização, uso de plásticos descartáveis, apoio a empresas locais, alimentos orgânicos de origem local, uso eficientes da água e incentivos para que os funcionários cheguem ao trabalho a pé, de bicicleta ou de transporte público são alguns dos itens analisados pelo novo sistema que classifica destinos sustentáveis nos vários continentes.
O Wild Nectar Eco Score utiliza uma metodologia cuja estrutura abrange três categorias, 14 tópicos e 67 indicadores, de forma a classificar os destinos de viagens em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
"Não podemos continuar a ignorar o que está a acontecer. Os eventos climáticos extremos estão a tornar-se mais frequentes e intensos, resultando em choques a curto prazo e consequências a longo prazo", refere Joy Martinello, fundadora da Wild Nectar Immersive Travel Collection.
No meio da crescente crise climática, a organização reconhece que "é imperativo que as viagens façam parte da solução", oferecendo um caminho que funde o desejo de exploração com a responsabilidade. "O Eco Score dá aos viajantes a tranquilidade de saber que as suas viagens são responsáveis. Nós analisamos os dados, para que não tenha de o fazer", acrescenta.
Tendo em conta que a indústria de viagens e turismo contribui com 8% das emissões globais de dióxido de carbono, "os viajantes têm uma oportunidade inegável de influenciar o futuro do nosso planeta, promovendo a consciência comunitária, a conservação ecológica e a resiliência económica", defende a organização.
Cada viagem catalogada é avaliada para garantir que responde a um limite mínimo do Eco Score, sendo avaliadas todas as iniciativas de sustentabilidade ao mesmo tempo que se mantém o padrão de qualidade, serviço personalizado e conforto para viajantes de luxo.
A especialista em sustentabilidade da Wild Nectar, Bronwyn Worrick, destaca que a metodologia se baseia "em padrões globais e melhores práticas, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Global Reporting Initiative. O Wild Nectar Eco Score permite que os viajantes tomem decisões de compra informadas que se alinham com os seus valores de sustentabilidade, sem comprometer a qualidade ou a experiência".
Em Portugal são destacados vários destinos onde é possível ter experiências sustentáveis, entre os quais a ilha da Madeira, a região do Douro, Nazaré ou Lisboa.