Opinião
O Brexit já está a pesar nos imóveis em Londres?
O mercado imobiliário a nível global tem estado a recuperar, animado por um maior investimento no sector e pela melhoria da economia.
No Reino Unido, apesar de um abrandamento após o Brexit, os imóveis registaram, em Agosto, desempenhos considerados resilientes, mas os preços das propriedades no centro de Londres contrariaram este movimento de subida e recuaram no último mês. Segundo os dados divulgados pela Royal Institution of Chartered Surveyors, citados pela Bloomberg, trata-se do pior comportamento dos imóveis na capital britânica desde 2008, ano que marcou o início da crise financeira.
Os especialistas citados pela Bloomberg referem que este abrandamento está focado numa localização específica: em Londres. Coincidência ou não, este desempenho negativo dos preços dos imóveis na capital britânica ocorre num momento em que várias instituições admitem mudar a sua actividade para outras cidades europeias, abandonando a City após se efectivar a saída do Reino Unido da União Europeia. As negociações entre Theresa May e os responsáveis da União Europeia ainda estão no início, mas os efeitos do Brexit parecem começar, aos poucos, a materializar-se.
E o imobiliário é um dos sectores no olho do furacão, sobretudo na City.
Jornalista