Combater a próxima crise financeira mundial

04.10.2016

Os fundos do mercado monetário são uma alternativa aos bancos para guardar o dinheiro dos clientes, que propõem taxas de juro mais elevadas mas sem a garantia que protege os depósitos bancários em muitos países.

A hesitação da economia mundial

25.08.2016

Alguns tipos de histórias que circulam hoje - relacionadas com o crescente nacionalismo ou com o medo que os imigrantes desafiem os valores culturais tradicionais - podem sustentar uma maior hesitação.

O carácter nacional russo é autoritário?

04.04.2016

A agressão russa contra a Ucrânia e o consentimento público russo ao controlo governamental directo sobre as notícias dos media levam muita gente a questionar-se sobre se os russos são predispostos ao autoritarismo.

Economistas no caminho dos refugiados

23.02.2016

Precisamos de mais pesquisa sobre o que pode e deve ser feito no longo-prazo pelos refugiados. Os refugiados têm de correr enormes riscos para encontrar segurança, e os custos e benefícios de os ajudar estão distribuídos caprichosamente.

Crowdfunding ou Crowdphishing?

20.12.2015

Para encontrar um exemplo que ilustre a dificuldade de fazer com que os mercados financeiros funcionem bem, basta olhar para os obstáculos e controvérsias em torno do crowdfunding nos Estados Unidos.

Fraude, tolos e os mercados financeiros

21.10.2015

Adam Smith escreveu sobre a famosa "mão invisível", pela qual a perseguição dos interesses próprios de cada um em mercados livres e competitivos conduz ao avanço da sociedade como um todo.

A miragem da singularidade financeira

18.08.2015

No seu novo livro "The Incredible Shrinking Alpha", Larry E. Swedroe e Andrew L. Berkin descrevem um ambiente de investimento povoado por analistas cada vez mais sofisticados, que trabalham com grandes dados, poderosos computadores e investigação académica. Com toda esta competição, "os obstáculos para alcançar um alpha [retornos acima de um valor de referência ajustado ao risco - e, portanto, uma medida de sucesso na escolha de investimentos individuais] são cada vez maiores".

Quão assustador é o mercado obrigacionista?

12.05.2015

Os preços das obrigações soberanas de longo prazo têm subido bastante nos últimos anos (ou seja, as suas rendibilidades têm sido bastante baixas). Nos Estados Unidos, os juros das Obrigações do Tesouro a 30 anos atingiram um mínimo histórico (desde que teve início, em 1972, a série da Reserva Federal) de 2,25% no passado dia 30 de Janeiro. A 'yield' das obrigações soberanas britânicas a 30 anos caiu para 2,04% no mesmo dia. Os juros das obrigações do governo japonês, na maturidade a 20 anos, foram de apenas 0,87% no passado dia 20 de Janeiro.

Ver Mais