Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
13 de Maio de 2024 às 11:30

Sandbox Market4Growth: como testar o acesso ao mercado

As inscrições na sandbox Market4Growth estão abertas em permanência, sendo as empresas posteriormente selecionadas com base em vários fatores.

  • ...
O mercado de capitais não é uma mera abstração, mas sim um meio poderoso para ligar empresas, investidores (nacionais ou estrangeiros) e outras partes interessadas. Através do mercado as empresas podem financiar-se, projetar a sua presença, reforçar os mecanismos de governo societário, preparar processos de sucessão e de reforço de robustez e resiliência para fazer face a situações inesperadas. A CMVM, no cumprimento da sua missão, tem desempenhado um papel ativo na construção de um ambiente - que se quer eficiente e dinâmico - que propicie estas oportunidades. Foi com esse propósito que foi criada e lançada, em novembro de 2023, a sandbox Market4Growth.

A sandbox Market4Growth é uma oportunidade para as empresas explorarem o potencial do mercado de capitais. Ao permitir aos empresários, sem custos, conhecer a capacidade da sua empresa para aceder ao mercado de capitais, bem como simular efetivamente o processo associado ("de A a Z"), a sandbox Market4Growth pretende abrir as portas para que um maior número de empresas considere o mercado de capitais como via de financiamento e desenvolvimento.

As empresas que participam na sandbox Market4Growth têm a oportunidade de testar, simulando a obtenção de financiamento através de capitais próprios (ações) ou dívida (obrigações), junto de fundos de capital de risco ou através de processos de entrada em bolsa.

Como funciona a sandbox Market4Growth

Ainda que personalizada a cada empresa (em função das suas necessidades e do que pretenda testar), a experiência não é um caminho único ou isolado. Assenta, pelo contrário, numa rede de apoio que acompanhará cada uma das empresas participantes ao longo do processo. Com a colaboração de mais de 20 parceiros, incluindo consultores, bancos de investimento, especialistas em governo societário e sustentabilidade, agência de "rating" e associações do setor do capital de risco, as empresas participantes têm, sem encargos, acesso a orientação especializada em cada etapa.

As inscrições na sandbox Market4Growth estão abertas em permanência, sendo as empresas posteriormente selecionadas com base em vários fatores, incluindo financeiros.

Após uma primeira fase de seleção que contou com a inscrição de 25 empresas, a iniciativa arrancou para 16 empresas que concluíram o processo de seleção. Essas empresas apresentam dimensão diferenciada (incluindo startups já com produto testado, PME ou empresas com faturação superior a 50 milhões de euros) e com atividade em diferentes setores, incluindo indústria, tecnologia e software, turismo, saúde ou energias renováveis.

Este conjunto heterogéneo de participantes demonstra a diversidade das soluções oferecidas pelo mercado de capitais, tanto no que respeita à maturidade das empresas ("venture capital", "private equity" ou bolsa) como ao tipo de financiamento (dívida, capital ou soluções híbridas).

A participação tem inerente a atribuição, a cada empresa, de pelo menos dois parceiros (por exemplo, nas vertentes jurídica e financeira), podendo a empresa apresentar a sua candidatura com prestadores de serviços com os quais pretenda interagir neste processo.

Seguir-se-á um diagnóstico estruturado à capacidade de a empresa obter financiamento na modalidade pretendida. Este processo permitirá, logo à partida, que as empresas reflitam, em conjunto com a rede de apoio, sobre as suas vantagens competitivas, necessidades de financiamento, perspetivas futuras e modelos de governo societário.

Com base nas respetivas conclusões, cada empresa poderá simular a implementação do plano, incluindo a produção de documentos necessários (por exemplo, prospeto ou relatório de sustentabilidade), contacto com potenciais investidores e deveres legais de prestação de informação.

Embora a primeira edição da sandbox Market4Growth já esteja a decorrer, as empresas podem continuar a candidatar-se através do website da CMVM de forma a poderem participar em edições futuras. Esta é uma oportunidade para ser aproveitada.


Números em destaque
20
Conta com a colaboração de mais de 20 parceiros.
16
Empresas concluíram processo de seleção.

*Com a colaboração de João Teles, coordenador do Departamento de Emitentes e Nuno Gaspar, Coordenador do Departamento de Supervisão Prudencial e Autorizações

Este artigo é da responsabilidade da CMVM

Ver comentários
Saber mais Mais Mercado CMVM Sandbox Market4Growth
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio