Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
20 de Fevereiro de 2009 às 13:16

A esquina do Rio

Costuma dizer-se que só percebemos que a situação está má quando ela nos começa a cercar. Nos últimos meses vários dos meus amigos, mais ligados a actividades criativas, tipicamente a trabalharem enquanto prestadores de serviços, a recibos verdes, começaram a dizer-me que sentiam uma diminuição de procura de encomendas.

  • 4
  • ...
REALIDADE - Costuma dizer-se que só percebemos que a situação está má quando ela nos começa a cercar. Nos últimos meses vários dos meus amigos, mais ligados a actividades criativas, tipicamente a trabalharem enquanto prestadores de serviços, a recibos verdes, começaram a dizer-me que sentiam uma diminuição de procura de encomendas. Nas últimas semanas vários disseram-me que as avenças que tinham foram rescindidas. Pessoas com experiência, capacidade de execução e coordenação de projectos, de repente encontram-se sem trabalho e ouvem dizer que são qualificadas demais para o que existe para fazer. Não contam para as estatísticas do desemprego, mas existem. O mundo - este nosso mundo - está a ficar perigoso: a experiência é penalizada e a inexperiência explorada. O resultado não pode ser bom.

MATEMÁTICA - As primeiras notícias diziam que Sócrates havia sido reeleito secretário-geral do PS quase por unanimidade. As segundas notícias já diziam que afinal só 1/3 do universo eleitoral dos militantes socialistas havia participado nas eleições. A unanimidade de Sócrates é afinal de cerca de 30% - também depois das diatribes de Santos Silva contra a oposição interna outra coisa não era de esperar.

PROMESSAS - Em tempo eleitoral todas as promessas são permitidas. Mas já que Sócrates e seus amigos tantas promessas estão a fazer, e tanto se comprometem com a classe média, convém aqui recordar que depois do enorme rol de promessas de emprego, de não subida de impostos e de maravilhas diversas, a realidade é a que se vê: logo a seguir às eleições os impostos subiram e muito e os tais milhares de empregos nunca foram criados, mesmo antes de a crise se instalar. Ele há alturas em que vale a pena puxar pela memória e ver como correram as promessas…

MEMÓRIA - Gosto muito do YouTube - lá se podem encontrar curiosos fragmentos do passado. Se tiverem paciência digitem esta entrada: http://www.youtube.com/watch?v=ga4JFtrOx1Y.

Aqui poderão ver um líder de oposição aguerrido a dirigir-se ao primeiro-ministro a queixar-se dos maus números da economia, a acusá-lo de não criar condições para aumentar as exportações, a criticar o excessivo optimismo, a apontar o que o Governo não faz, a prometer resistir e impedir o controlo da comunicação social. O curioso, como poderão ver, se inserirem o "link" acima publicado, é que quem fez estas afirmações foi o deputado José Sócrates, contra o Governo PSD da altura. O vídeo é adequadamente intitulado "Falar para o espelho".

COMUNICAÇÃO - Para a semana nasce um novo canal de televisão, essencialmente informativo, o TVI 24, em preparação há vários anos - as razões dos atrasos que sofreu são um "case study" do que corre mal em Portugal neste sector, a variadíssimos níveis, desde o licenciamento à distribuição, sendo que a culpa não foi da TVI, que pacientemente esperou pelas autorizações. Estou convencido que o TVI 24 manterá a independência editorial que é a imagem de marca da informação da estação-mãe, e que felizmente se afirmou, mesmo apesar dos momentos mais governamentalizados da direcção da Prisa em Portugal. Que contraste existe entre esta informação e a do Rádio Clube Português, também da Prisa, sobretudo desde que João Adelino Faria bateu com a porta - infelizmente o RCP é hoje uma estação cujos noticiários parecem mais preocupados em não ser incómodos do que em relatar a realidade.

OUVIR - As coisas simples são invariavelmente as melhores. Em 1968, pouco depois do fim dos Buffalo Springfield, Neil Young, então com 22 anos, tocou, sozinho com a sua guitarra, na Canterbury House, intercalando pequenas introduções entre as canções, aqui em inesperadas, frescas e belíssimas interpretações. Trata-se da edição, em CD e DVD, de mais um fragmento dos arquivos pessoais de Young, este com 40 anos de idade: será que daqui a 40 anos descobriremos registos inéditos e tão surpreendentes como este dos artistas contemporâneos? CD e DVD "Sugar Mountain", Reprise.

VER - Raúl Perez é um artista plástico português cujas influências vêm do surrealismo. Na sua obra predomina o desenho, a tinta da china ou carvão, com algumas passagens por desenhos aguarelados e por elaborados trabalhos a óleo. O Museu Colecção Berardo juntou desenhos e pinturas de Perez feitos entre 1963 e 2008, numa mostra surpreendente para quem tem um primeiro contacto com o artista. Todas as obras são de uma enorme minúcia e revelam uma disciplina de trabalho apertada. A exposição estará patente até 12 de Abril.

LER - No dia 6 de Junho de 1926 a "Revista de Comércio e Contabilidade" publicava um interessante e didáctico artigo intitulado "Os preceitos práticos em geral e os de Henry Ford em particular". O autor do artigo era Fernando Pessoa e o texto é absolutamente notável. Ocupa 16 páginas de uma bela edição da colecção Centauro, criada pela renovada Guimarães Editores em finais do ano passado. Transcrevo um dos princípios enunciados: "O negócio não pertence ao patrão ou aos empregados, mas ao público".

PROVAR - Takashi Yoshitake fez mais pelo conhecimento dos usos e costumes do Japão em Portugal nos últimos anos que todas as iniciativas diplomáticas oficiais. Mestre Takashi Yoshitake, que morreu há poucas semanas em Portugal, foi o fundador do restaurante Aya, que ao longo dos anos se foi expandindo até ter criado, há pouco tempo, o AYA de Carnaxide, num edifício autónomo, com um espaço fantástico que conjuga um salão com compartimentos privados de uma sobriedade exemplar. A qualidade dos ingredientes e da preparação do peixe são notáveis e valem a deslocação. Rua Anibal Bettencourt nº71, tel. 214181684, Carnaxide.

BACK TO BASICS - "Não é a espécie mais forte, nem a mais inteligente, aquela que consegue sobreviver - é a que tiver maior capacidade de adaptação", Charles Darwin.

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio