Opinião
Qual o melhor regime político para o sucesso de um país?
Estamos a assumir pressupostos como o facto de que os nossos sistemas democráticos são os melhores, e também que a dimensão do PIB equivale à dimensão da felicidade e bem-estar das populações - mas há quem coloque estes pressupostos em causa.
Um estudo recente da PwC fez uma projeção da evolução do PIB (paridade do poder de compra) dos diferentes países para o ano de 2050. Neste momento, temos os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) a competir pelo topo da classificação com os países do G7 (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália e, mais afastado, o Canadá). Em 2050, teremos os BRIC a dominar o topo, e os MIST (México, Indonésia, Arábia Saudita e Turquia) a concorrer com os G7 (já excluindo Itália e Canadá) pelas posições cimeiras. Destes todos, a Índia será o país com a maior taxa de crescimento até 2050, mais do que duplicando a sua "quota de mercado" do PIB mundial.
Sendo que a quase totalidade dos BRIC e MIST não têm sistemas democráticos segundo a nossa perspetiva de democracia, então qual será o melhor sistema político para se chegar ao sucesso? Não é fácil de responder…
Por um lado, estamos a assumir pressupostos como o facto de que os nossos sistemas democráticos são os melhores, e também que a dimensão do PIB equivale à dimensão da felicidade e bem-estar das populações - mas há quem coloque estes pressupostos em causa.
Por outro lado, para elaborar as projeções dos valores do PIB no futuro, o tipo de sistema político não parece ser muito relevante para determinar o crescimento das economias. Neste estudo, os principais "drivers" para as projeções têm que ver com o crescimento da população ativa, do capital humano, do investimento líquido e da produtividade total dos fatores, sendo todos tendencialmente mais favoráveis à generalidade dos países emergentes pois estes têm populações mais jovens e menos educadas, com mercados de maior potencial e que podem alavancar mais evoluções tecnológicas dos países desenvolvidos.
Poderá até ser mais a estabilidade e previsibilidade dos sistemas políticos do que os sistemas em si que poderão contribuir mais para o crescimento do PIB. Não tendo uma resposta definitiva, deixo a pergunta como um assunto a debater…
Gestor e docente convidado do ISCTE-IUL
Artigo em conformidade com o novo Acordo Ortográfico