Opinião
Out of the office
Este livro nasce de um encontro casual entre um empreendedor na área do coworking – Carlos Gonçalves - e um jornalista de televisão - José Gabriel Quaresma, que decidiram arriscar e escrever sobre um tema menos tratado, mas que constitui importante tendência: Escritórios Virtuais, Teletrabalho e Coworking.
Este livro nasce de um encontro casual entre um empreendedor na área do coworking– Carlos Gonçalves - e um jornalista de televisão - José Gabriel Quaresma, que decidiram arriscar e escrever sobre um tema menos tratado, mas que constitui importante tendência: Escritórios Virtuais, Teletrabalho e Coworking.
"Out Of the Office" aborda também outras temáticas relacionadas com padrões de trabalho, mobilidade, portabilidade, tecnologia, plataformas colaborativas e a telepresença: na prática, o livro descreve aquilo que os autores consideram ser o "Escritório do Futuro", através de uma narrativa construída com base em "case studies".
Não parece haver paralelo no mundo editorial internacional de um tratamento tão sistemático destes temas, o que abre portas a um processo de internacionalização. Outra das diferenciações deste trabalho foi a criação de uma app para iPhone que permite a entrada no mundo da realidade aumentada.
O livro é aconselhável sobretudo aos profissionais liberais ou profissionais cujo trabalho exige uma importante dose de mobilidade. No entanto, a acessibilidade do texto em conjunto com um grafismo interessante e com o facto de o tema ser relevante para o futuro de todos os profissionais torna este título apetecível a todos os executivos.
Talvez seja por isso que já chegou aos tops. Para os interessados, o lançamento no Norte será amanhã, no El Corte Inglés de Gaia, pelas 18H30.
Autor: Carlos Gonçalves e José Gabriel Quaresma
Data Original: Maio 2013
Frase: Aderir ao Escritório Virtual é um novo paradigma que aumenta a eficácia e quebra as barreiras físicas que limitavam o desenvolvimento.
Keywords: CoWorking; Partilha; Colamoração; Escritório Virtual;
Apreciação: ***
Docente do IPAM e Porto Business School e autor dos livros "Harvard Trends"