Opinião
Nasceu a maior transportadora aérea do mundo
Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo
1. Nasceu a maior transportadora aérea do mundo
O interesse dos shareholders nem sempre coincide com o melhor para os clientes. O aforismo aplica-se ao negócio do ano na aviação civil, anunciado ontem: a fusão da US Airways com a American Airlines. Quando o negócio de 8.244 milhões de euros se concretizar, fundem-se na maior transportadora aérea do mundo.
Para a American Airlines, que dará o nome à futura companhia, é o fim do pesadelo da falência técnica em que opera há ano e meio. A aviação assistiu na última década a uma série de consolidações que reduziram a quatro grandes operadoras as 10 maiores transportadoras americanas que viraram o século. As quatro dominam 83% do tráfego de passageiros nos céus americanos.
E esse é o problema: os jornais americanos davam conta da preocupação dos passageiros nacionais, com menos voos diretos e preços mais caros — não tanto nas tarifas, ligadas ao preço dos combustíveis e que as companhias não controlam, mas nos serviços em terra e a bordo.
2. WARREN BUFFETT/BERKSHIRE HATHAWAY
Warren Buffett procurava ativamente um grande negócio e finalmente encontrou-o: vai comprar ketchup, ou mais propriamente o grande fabricante mundial H.J. Heinz. Preço: 28.000 milhões de dólares (20.986 milhões de euros). O negócio junta a sua Berkshire Hathaway à 3G Capital, que tem sócios brasileiros com interesses também na Burguer King. É o maior negócio jamais realizado na indústria de alimentos.
3. COMISSÃO EUROPEIA
Está tudo a postos para tornar numa realidade a taxa sobre as transações financeiras. É no que acredita a Comissão Europeia, que fez ontem a sua segunda tentativa para a concretizar. O plano consiste em aplicar uma taxa de 0,1% às ações e 0,01% aos derivados. Espera-se um encaixe de até 35.000 milhões de euros anuais. Novidade do dia: introdução de salvaguardas para obstar à deslocalização de transações para os países em que a Taxa Tobin não é aplicada.
"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt