Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Espanha tira a cabeça de debaixo de água

Tópicos - as palavras que fazem as notícias do mundo

  • ...

1. Espanha tira a cabeça de debaixo de água

A Espanha tirou a cabeça de debaixo de água, diz o seu primeiro-ministro. Mariano Rajoy não se esqueceu de começar o discurso do estado da nação agradecendo as ajudas externas. "Espanha recebeu um empréstimo de 40 mil milhões de euros a 0,5% a dez anos e com período de carência. Sem essa contribuição não teríamos assentado as  bases de um sistema financeiro viável, solvente e transparente".

 

Particularizou o apoio da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Central Europeu. As medidas de austeridade tomadas pelo governo espanhol, "um processo de reajustamento sem precedentes", permitiram reduzir o défice, que em 2011 era de 9,4% do PIB, para um pouco menos de 7% em 2012.

 

O grande desafio agora é reduzir o desemprego. Rajoy anunciou uma segunda geração de medidas para facilitar a criação de empresas e fomentar o emprego jovem. Se conseguir colocar a locomotiva espanhola em andamento, será bom para toda a península.

 

 

 

2. Apple

Mais uma grande empresa a assumir que foi vítima de "hackers". A Apple informou imediatamente que nenhuma informação de clientes foi sonegada. O tipo de ataque foi similar ao assumido pela Facebook há dias, usando a mesma vulnerabilidade. Isto no momento em que a procura dos produtos Apple caiu um pouco, levando a sua principal fornecedora, a Foxconn, a diminuir a contratação de pessoal.

 

 

 

3. FBI

O Federal Bureau of Investigation iniciou uma investigação criminal às eventuais fugas de informação privilegiada sobre o negócio da Heinz. Que foi comprada na semana passada pela "holding" de Warren Buffett e pela brasileira 3G Capital. Quando o anúncio foi feito, na passada quinta-feira, os operadores e a própria regulação de imediato estabeleceram a ligação com atividade incomum na bolsa na véspera.

 

 

 

"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt

Ver comentários
Saber mais opinião
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio