Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
31 de Julho de 2015 às 10:48

A esquina do Rio

O Tribunal Constitucional chumbou, pela segunda vez, a lei do enriquecimento injustificado aprovada no Parlamento

  • ...

Back to basics
"A melhor maneira de saber se alguém é honesto é perguntar-lhe isso mesmo; se responder que sim, ficamos a saber que é um vigarista."
Groucho Marx

Semanada
• O Tribunal Constitucional chumbou, pela segunda vez, a lei do enriquecimento injustificado aprovada no Parlamento  o juiz Carlos Alexandre afirmou querer o Ministério Público com mão mais pesada e a aplicar medidas de coacção agravadas nos casos mediáticos  a PSP já deteve este ano 32 taxistas por suspeitas de crime de especulação contra turistas que chegaram ao Aeroporto de Lisboa  em 2014, Portugal foi visitado por 17,3 milhões de turistas, que geraram 10,39 mil milhões de euros de receitas, o melhor resultado de sempre  em Portugal, há menos 100 mil fiadores do que há quatro anos  cinco famílias são despejadas por dia por rendas em atraso  há 31 candidatos a director-geral do Fisco  o Tribunal de Contas afirma que as verbas canalizadas pelas Finanças para os sorteios de automóveis da "factura da sorte" foram utilizadas de forma irregular  este ano, o número de vítimas mortais em praias fluviais é quatro vezes superior ao verificado em praias marítimas  desde Abril, onze pessoas já se perderam em passeios nos trilhos do Gerês, alegadamente devido a deficiente sinalização  os municípios portugueses tiveram uma quebra da receita global de 1600 milhões de euros nos últimos cinco anos, o que significa uma perda de 876 mil euros por dia  depois da experiência governativa em meia legislatura, Poiares Maduro decidiu voltar a emigrar  o Programa da Mobilidade apresentado esta semana pelo ministro do Ambiente preconiza que nalguns casos os funcionários do Estado passem a deslocar-se de bicicleta.

Dixit
"Um terço da produção alimentar vai para o lixo."
Hilal Elver, investigadora da Universidade da Califórnia, numa conferência em Lisboa.

Tema 1
Já que por estes dias se fala tanto dos homens de Atenas, gostava de recordar que, na Grécia antiga, político que prometesse e não cumprisse era expulso da pólis por 10 anos. Cá por mim, acho que esse era um bom preceito. É nestas alturas que me vêem à memória as promessas de Costa quando foi eleito pela primeira vez presidente da Câmara - por exemplo, acabar em poucas semanas com as segundas filas de estacionamento; ou, ainda, os seus feitos como membro do Governo numa anterior encarnação - onde fazia frequentemente o contrário daquilo que hoje apregoa. Deste papel de vendedor de ilusões não podem ser esquecidos outros, de outros partidos, que têm andado a vender gato por lebre, poluindo o país. Seria muito útil que alguém inventariasse as promessas feitas e não cumpridas pelos políticos de serviço.  

Tema 2
Augusto Santos Silva teve a pasta da comunicação social nos tempos do detido Sócrates. Hoje, uns anos depois, a sua boçalidade mostra-se em pleno com a polémica que alimentou por, coitado, ter sofrido alterações e mudanças de horário motivadas pela fraca audiência obtida face a outras alternativas de programação. Ficámos, assim, a saber que este ex-responsável pela pasta da comunicação social num Governo socialista ignora que a liberdade editorial passa por um director de Informação poder decidir em função dos conteúdos que são mais adequados, em cada momento, às audiências que quer atingir, e que esse é o verdadeiro sentido da liberdade de imprensa e da função editorial. Santos Silva tem-se mostrado nestes dias como o português mais parecido com Varoufakis: ambos pensam que a culpa do que lhes corre mal é sempre dos outros e não lhes ocorre que são as suas asneiras que os levam ao local para onde foram remetidos.

Tema 3
Depois de vários ensaios legislativos e de múltiplas reuniões, continua sem haver acordo sobre a forma como os partidos políticos querem manipular as televisões privadas para fazerem propaganda, travestida de debates. Estes debates, que tanta polémica causam, são um exercício de pantominice oratória onde o único objectivo é que cada um limite o outro - uma espécie de jogo de râguebi apenas com placagens e sem marcação de ensaios. Lamentável. Na verdade, o que os preocupa não é nenhum pluralismo ou um sério desejo de debater ideias, algo impossível naquele formato - é apenas garantir que quem se intitule político do arco da governação possa arengar à vontade. 

Gosto
Vai abrir, no Hospital de Santa Maria, um novo centro de investigação científica para testar novos medicamentos em patologias graves.

Não gosto
Das manias napoleónicas de François Hollande - ai, o que me irritam os franceses… 

Folhear
A revista Egoísta é uma aventura rara no panorama editorial português. É fruto do encontro da vontade de Mário Assis Ferreira, que assegurou o financiamento através da Estoril-Sol, da iniciativa de Patrícia Reis, que delineou o projecto, e de Henrique Cayatte, que o formatou graficamente no início. Esta aventura tem 15 anos e 70 prémios obtidos ao longo da sua existência. Publicou autores portugueses e estrangeiros, não só na escrita, mas também na ilustração e na fotografia. Tem sabido ser uma montra diversificada de talentos e uma oportunidade para publicar muitos trabalhos que, de outra forma, ficariam na gaveta. Confesso que sou parte interessada, já lá publiquei fotografias diversas vezes e, neste número que assinala os 15 anos da publicação, mostro algumas das "instagrams" que semanalmente aparecem nestas mesmas páginas do Negócios. A Criatividade é o reduto da diferença - escreve Mário Assis Ferreira no editorial desta edição - e é isso mesmo que se pode ver nas fotografias de Teresa Freitas, de Pauliana Valente Pimentel, de Lionel Arnaudie ou nos graffiti de Tamara Alves que esta Egoísta dá a conhecer.

Ouvir
Bill Evans foi um dos grandes pianistas do jazz, morto prematuramente, aos 49 anos, em 1980. "Bill Evans - The Complete Fantasy Recordings" é uma caixa com nove CD que incluem 98 gravações de estúdio e de actuações ao vivo e na rádio, efectuadas durante o período de sete anos antes da sua morte, a época em que gravou para a Fantasy Records. Aqui estão 11 sessões de estúdio, um concerto inédito com o seu trio (de 1976), e o registo de um programa da rádio pública norte-americana em que Evans, ao longo de uma hora, fala da sua música, tocando-a, com Marian McPartland. Nas gravações incluídas nesta caixa encontram-se duetos com o baixista Eddie Gomez e com Tony Bennett, além de participações de músicos como os guitarristas Lee Konitz e Kenny Burrell. A caixa inclui ainda um livro de 62 páginas com um ensaio sobre Bill Evans do crítico e seu biógrafo Gene Lees, assim como notas detalhadas das 11 sessões de estúdio, feitas por Helen Keane. Aqui estão também os álbuns que gravou para a Fantasy, como "The Tokyo Concert", "The Tony Bennett/Bill Evans Album" e o registo a solo "Alone (Again)". Esta edição-caixa está distribuída em Portugal pela Universal Music, e encontra-se disponível na FNAC e El Corte Inglés.

Ver
Se está por Lisboa, não deixe de visitar, até 25 de Outubro, uma exposição que está no MUDE (Rua Augusta 24) - TAP Portugal: Imagem de um Povo, e que a circunstância da privatização da empresa tornou especialmente actual. Aqui se mostra o que foi o design da companhia aérea nacional, ao longo de 70 anos, de 1945 aos nossos dias, ao nível da comunicação visual, indumentária, design de interiores e produto. Aqui se pode ver o trabalho de ateliês e agências, como Ciesa, Forma, Estúdio MR, Marca, Impar, Cinevoz, Espiral, Risco, McCann e Brandia. Na exposição, estão ainda peças criadas para a TAP por marcas portuguesas de referência como a Vista Alegre, a Secla, as Loiças de Sacavém, a SPAL ou a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, que produziram loiças de bordo e tapeçarias. Em todo este trabalho estiveram envolvidos nomes como Gonçalo Pais de Freitas, Gustavo Fontoura, Augusto Cid, Daciano da Costa, Carlos Rocha, Manuel Alves e José Manuel Gonçalves, entre outros. Para além destes, entre os designers e artistas representados incluem-se ainda Sebastião Rodrigues, Keil do Amaral, Eduardo Anahory, Louis Féraud, Ana Maravilhas, Sérgio Sampaio, Óskar Pinto Lobo, Leonildo Dias, João Velez, Carlos Rafael, Manuel Rodrigues e José Soares.

Arco da velha
Sérgio Figueiredo, director de Informação da TVI, afirmou que Augusto Santos Silva saiu da estação "por ser malcriado, não porque a sua voz é incómoda"; Augusto Santos Silva respondeu apelidando o jornalista de "ayatollah de Barcarena". 

Provar
Nuno Cancela de Abreu foi um dos obreiros, há uns anos, da recuperação da casta Arinto, na região de Bucelas. Foi tão bem-sucedido que ela, que então andava esquecida e em vias de extinção, se tornou numa das mais apreciadas castas para os bons vinhos brancos de estirpe bem portuguesa. Por estes dias e por sugestão sempre acertada do proprietário da garrafeira Néctar das Avenidas (Avenida Luís Bivar 40), experimentei um branco que desconhecia completamente, da Península de Setúbal. Chama-se Pica Peixe - o nome vem de uma ave residente no estuário do Sado, próximo das vinhas onde nascem as uvas de Moscatel graúdo e Arinto utilizadas para este vinho, fresco, leve mas saboroso, que vai muito bem como aperitivo ou com saladas e peixe nesta altura do ano.
Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio