Opinião
Sócrates ao vivo no Ministério Público
Não me apetecia nada que Sócrates se safasse e processasse o Estado. Além de um Novo Banco, lá teríamos nós de pagar um novo Sócrates. Seríamos o novo Carlos Santos Silva do "engenheiro".
Pôr esta gravação do Sócrates a fazer peixeirada no interrogatório, nesta altura, vindo do nada, fica esquisito. Parece que era suposto haver um jogo de bola dos grandes, mas choveu e o jogo foi adiado e não havia mais nada para pôr. Se foi isso, mais valia anunciarem a estreia do "Titanic" pela quadragésima quarta vez.
Do que vi, destaco José Sócrates sem filtros, e o que se vê é um indivíduo que perde várias vezes a calma e grita nos interrogatórios. A certa altura, acusa Rosário Teixeira de mentir e desata os berros: - "Isso é mentira! O senhor está a inventar!" Não fosse o tom esganiçado, podia ser Manuel Serrão no programa "Prolongamento".
Confesso que chega a ser cansativo ouvir falar em tantos milhões para lá e para cá. A juntar à forma como, por exemplo, Salgado, Zeinal, etc., falam de dezenas de milhões de euros como se fossem patacas. Se eu fosse o Rosário Teixeira, de cada vez que fizesse referências a valores gamados, fazia a entoação dos senhores dos tempos do sorteio da taluda - Treeeeeeze miiiiiiil e quinheeeeentos miiiiilhõoooooes! - para se perceber que, apesar do ar de desprezo dos suspeitos, aquilo é muita massa. Bons tempos em que se podia praticar a corrupção com robalos ou com dinheiro que cabia num envelope.
O que me preocupa é o primeiro episódio. É estranho, porque: ou apanhámos uma parte má do filme ou aquilo tem cenas em que parece haver indícios com pouca substância por parte do Ministério Público. Fiquei assustado porque há momentos em que o MP anda ali meio a patinar. Assusta-me, porque não me apetecia nada que Sócrates se safasse e processasse o Estado. Além de um Novo Banco, lá teríamos nós de pagar um novo Sócrates. Seríamos o novo Carlos Santos Silva do "engenheiro".
"O senhor está a inventar"
1. EUA acreditam que Damasco usou cloro e sarin em ataque na Síria - O Hassad vai dizer que só usou cloro e foi por causa das piscinas que há em Ghouta.
2. Chefe adjunto do Fisco ia ganhar um Mercedes em contrapartida por favores ilícitos a um empresário de Espinho - Devia ser um "mãos largas", este empresário de Espinho. Um Mercedes em vez de bilhetes para a bola, que exagero!
3. Novo Banco vai fechar mais 73 agências em 2018 - Hum, cheira-me que vai fechar todas até 2019.
4. Comissão científica deliberou que Feliciano Barreiras Duarte tem de voltar às aulas - Vai levar menos "bullying" do que no PSD.
5. Mísseis usados no bombardeamento à Síria custaram 225 milhões de euros - A falta que faz um Centeno ao Trump. Com as cativações no máximo, tinham enviado um míssil e meio.