Outros sites Medialivre
Notícia

Lideranças de mercado à nossa medida

São poucos e de nicho os mercados em que empresas portuguesas lideram e que passam pelo recursos naturais e pela massa cinzenta. Vão desde a cortiça às tecnologias de informação.

17 de Junho de 2015 às 10:00
  • Partilhar artigo
  • ...

Os mercados em que as empresas portuguesas têm um papel importante são de pequena dimensão, mas não deixam de ter histórias para contar.


O sector do azeite tem a sua relevância sobretudo através de duas das principais empresas bandeira, a Sovena, da família Manuel Alfredo de Mello, e a luso-holandesa Gallo Worldwide (Unilever 60% e Jerónimo Martins 40%).


A Sovena é o segundo maior "player" mundial e a única empresa no mundo que integra toda a cadeia de valor, desde o olival e lagar, ao embalamento e à distribuição. Líder em Portugal com o Oliveira da Serra, faz 75% do negócio fora, exportando para 70 países. Tem operação directa em termos de produção agrícola e industrial em sete países de três continentes.


A Gallo é a terceira maior marca mundial de azeite e a empresa está em mais de 47 países, sendo marca líder no Brasil, Angola e Venezuela, e representa cerca de 12% das exportações portuguesas para o Brasil.


A Corticeira Amorim é talvez o único caso de liderança e hegemonia mundial numa área de actividade como a cortiça. A sua rede mundial tem 30 fábricas, que transformam 35% da cortiça mundial, 83 empresas e 248 agentes. É o maior produtor e fornecedor de rolhas de cortiça a nível mundial, mas os seus negócios actualmente dispersam-se pelos revestimentos e pavimentos, aglomerados e compósitos e isolamentos térmicos e acústicos.


Em termos de inovação registaram nos últimos anos 47 patentes, em áreas tão díspares como produtos de beleza ou fármacos com cortiça, rolhas que contribuem para combater a contrafacção de vinhos, e lançaram produtos como o Dyn Cork como substituto do couro, o Corksorb, um absorvente para derrames de óleos e solventes orgânicos sem absorver água, ou materiais de protecção das naves espaciais da NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia).


Na indústria da pasta e do papel, o grupo Portucel Soporcel, pertencente à Semapa controlado por Pedro Queiroz Pereira, é líder mundial no segmento "premium" de papéis de escritório com a marca Navigator e é líder europeu na produção de papel fino de impressão e escrita não revestido e na produção de pasta branqueada de eucalipto. Caracteriza-se, tal como os líderes Corticeira Amorim e Sovena, pela integração vertical do seu modelo de negócio: investigação aplicada, floresta, pasta de celulose, energia renovável e papel.


Mas não é só no domínio de recursos naturais, pois nas tecnologias, por exemplo, a WeDo Technologies, do Grupo Sonae, é líder mundial em "Enterprise Business Assurance", fornecendo "software" e consultoria especializada na gestão de receita e da fraude com 14% do mercado mundial. Fornece cerca de 150 clientes em 90 países do mundo nos sectores de telecomunicações, distribuição, serviços públicos e saúde.

Mais notícias