Outros sites Medialivre
Notícia

Saiba como aproveitar os benefícios fiscais

Os últimos Orçamentos do Estado operaram uma redução drástica dos benefícios fiscais. Apesar das penalizações nas deduções, há produtos que mantêm uma tributação fiscal significativamente mais leve, evitando a taxa de 28% actualmente aplicada às mais-valias. Aplicações como os PPR e seguros de capitalização escaparam à subida da taxa liberatória.

31 de Outubro de 2013 às 00:07
  • Partilhar artigo
  • ...

Mais do que os benefícios fiscais em sede de IRS, que no caso dos PPR estão agora limitados a 100 euros e apenas para os escalões de rendimento mais baixos, a vantagem destes produtos reside na tributação fiscal mais favorável à saída.

"A taxa de retenção na fonte sobre os rendimentos de capitais, poderá ser de apenas 8,6%, sendo esta substancialmente mais baixa do que, por exemplo, a taxa de retenção aplicada a juros de depósitos, dividendos de acções, ou juros de obrigações que é actualmente de 28%", explica o Best.

Para beneficiar de uma fiscalidade mais baixa, o investimento no PPR ou no seguro de capitalização terá que ser mantido por cinco anos e um dia, caindo a taxa para 22,4%. A partir de oito anos e um dia a redução é ainda mais expressiva: 8,6% de taxa liberatória.

Mais notícias