- Partilhar artigo
- ...
- A -
Vale a pena amortizar o crédito?
Enquanto as taxas de juro no mercado continuarem negativas, pode aproveitar para ir amortizando algumas parcelas do seu empréstimo. Quando as taxas voltarem a subir, já terá uma maior percentagem do crédito paga.
- B -
O que é o "Bundling"?
São as vendas associadas facultativas, ou seja, a comercialização conjunta de produtos e serviços financeiros associada a um determinado produto, normalmente o crédito à habitação, para garantir melhorias nas condições deste produto base.
- C -
Como fugir das comissões?
Pode contornar o pagamento de comissões recorrendo aos chamados bancos online que, em regra, não cobram custos nos principais serviços. Além disso, pode também optar pelo ATM para a realização de algumas operações, uma vez que a lei não permite a cobrança de comissões.
- D -
O que é o débito directo?
Trata-se de uma autorização de débito em conta dada pelo cliente. Esta autorização é dada a determinada entidade, como são os prestadores de serviços básicos. Podem ser definidos limites de valores cobrados por parte do cliente. E estas operações também podem anuladas mediante determinadas condições.
- E -
O que é a Euribor?
É uma média das taxas de juro praticadas pelas principais instituições de crédito na Zona Euro para emprestar dinheiro entre si, ou seja, é uma taxa interbancária. É o principal indexante ao crédito à habitação utilizado em Portugal.
- F -
O que é a FINE?
É a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE). Trata-se de um documento que deve ser entregue pelo banco ao cliente antes da contratação de um crédito. Aqui são apresentadas as principais características e todos os custos do financiamento, pelo que este é o documento que deve ser considerado para comparar propostas de diferentes instituições.
- G -
O que é a Garantia de Capital?
É quando a instituição financeiro garante ao aforrador o reembolso do capital investido numa determinada aplicação financeiro. Em Portugal, os depósitos bancários só têm esta designação quando é garantido o capital aplicado.
- H -
O que é o "Homebanking"?
É um serviço disponibilizado pela maioria das instituições financeiras através do qual os clientes podem realizar diversos tipos de operações bancárias. Podem ser realizadas através do telefone ou da Internet.
- I -
Quem são os Intermediário de Crédito?
São instituições ou pessoas singulares que estão registados junto do Banco de Portugal para exercer a sua actividade. Participam no processo de concessão de crédito, apresentado ou propondo contratos de crédito a consumidores, prestando assistência, mas não estão autorizados a conceder financiamento nem comercializar outros produtos ou serviços bancários.
- J -
Vale a pena fixar os juros do crédito?
Os últimos anos foram marcados pelos mínimos históricos das Euribor. Com a normalização da política monetária, começa a perspectivar-se uma subida das taxas de juro do BCE. Uma evolução que acabará por levar à subida das Euribor. Tendo em conta esta perspectiva, fará sentido ponderar a contratação de crédito a taxa fixa. Uma solução que permite às famílias saberem exactamente o valor a pagar de prestação durante um determinado período, não estando sujeita a variações.
- L -
O que é o "leasing"?
Trata-se de um contrato de financiamento pelo qual uma das partes, o locador, cede a outro, o locatário, o gozo temporário de um bem em contrapartida do pagamento de uma renda ou aluguer.
- M -
Porque é importante o MTIC?
O MTIC é o montante total imputado ao consumidor. Esta é uma sigla que é importante fixar porque corresponde ao montante total que o cliente terá que pagar à instituição financeira durante todo o período do empréstimo. Engloba juros, comissões, impostos e outros encargos.
- N -
O que é a Notação de Risco?
A notação de risco ou "rating" corresponde à avaliação do risco de crédito de uma determinada empresa, Estado ou região que emite dívida. Estas avaliações são realizadas pelas agências de notação financeira.
- O -
O que é uma Obrigação?
É um título de dívida representativo de uma fração de um empréstimo pelo qual a entidade emite se compromete ao pagamento de juros e ao reembolso do capital dentro de um prazo estabelecido.
- P -
O que é o "Plafond" do cartão?
É o limite de utilização de um cartão de crédito. Ou seja, o máximo que em dado momento pode estar em dívida.
- Q -
O que é o "Quantitative Easing"?
É um conjunto de políticas monetárias não convencionais implementadas pelos principais bancos centrais mundiais após a crise financeira de 2008. Inclui o programa de activos do BCE.
- R -
O que é o "Revolving"?
É um tipo de contrato em que é estabelecido um limite máximo de crédito que pode ser utilizado ao longo do tempo e reutilizado à medido que o saldo em dívida é pago.
- S -
O que é o "Spread" no crédito da casa?
É a componente da taxa de juro definida pelo banco quando concede um financiamento a taxa variável. Esta componente acresce ao indexante, a Euribor, para determinar a taxa global final do financiamento.
- T -
Como se calcula a Taxa de Esforço?
Para chegar à taxa de esforço deve dividir os encargos financeiros mensais pelo rendimento e, no final, multiplicar por 100. A Deco frisa que, considerando todos os empréstimos, a taxa de esforço não deve superar os 35%.
- U -
O que é a Ultrapassagem de Crédito?
É o descoberto aceite pela instituição de crédito que permite que, excepcionalmente, um cliente disponha de fundos que excedem o saldo da sua conta à ordem ou o limite máximo de uma facilidade de descoberto.
- V -
O que é a Volatilidade?
A volatilidade é a expressão usada para denominar um indicador do grau de variação das cotações de um determinado activo num determinado período. Ou seja, é a variável que mede a intensidade das oscilações de um activo financeiro.
- X -
O que é o Juro Composto?
É o regime de juros em que o juro vencido em cada período é adicionado ao capital inicial, o que normalmente se designa de capitalização de juros.
- Z -
Qual é a Remuneração Média dos Depósitos?
A remuneração média dos depósitos em Portugal está cada vez mais próxima de zero. Em Agosto, a taxa média das novas aplicações atingiu os 0,15%, que representa o valor mais baixo desde que o Banco de Portugal começou a recolher estes dados em 2003.