Outros sites Medialivre
Notícia

A factura doméstica vai ficar mais cara?

Os portugueses vão ter que pagar mais pela electricidade, água, televisão e internet no próximo ano. No meio de tanto aumento, há uma boa notícia: as tarifas de gás natural baixam.

Bloomberg
  • Partilhar artigo
  • ...

Os portugueses vão ter que abrir os cordões à bolsa no próximo ano para pagar a mesma luz, água, televisão e internet.

Quando receberem a primeira factura de 2016, 1,9 milhões de consumidores vão ter de pagar mais 2,5% pela mesma electricidade consumida no ano anterior. São mais 1,18 euros por mês numa factura média mensal de 47,6 euros, segundo as contas da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A grande maioria dos consumidores – 4,1 milhões – já se encontra no mercado liberalizado, onde as companhias são livres de estabelecer os seus preços.

Segundo o regulador, este aumento deve-se ao pagamento de 1.796 milhões de euros de dívida tarifária acumulada que o sistema eléctrico vai ter que pagar em 2016, mais 35% face a 2015.

Os preços da água também vão sofrer aumentos no concelho português com mais habitantes. Os 350 mil clientes lisboetas da Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) vão passar a pagar em média mais 33 cêntimos na sua factura mensal a partir de 1 de Janeiro.

O cenário muda de figura no gás natural, onde os preços sofreram uma queda. O gás no mercado regulado sofreu um recuo de 7,3% para o ano gás de 2015/2016.

Esta redução deveu-se principalmente ao alargamento da Contribuição Extraordinária sobre o Sector Energético (CESE) aos contratos de aprovisionamento de gás natural, valendo 150 milhões de euros ao longo de três anos. Esta descida das tarifas abrange os 426 mil consumidores que permanecem no mercado regulado, face aos 924 mil que já migraram para o mercado liberalizado.

Resta agora saber se o regulador ERSE volta a aplicar uma redução nas tarifas para o "ano gás" de 2016/2017. As propostas de novas tarifas vão ser divulgadas em Abril para entrarem em vigor em Julho.

Factura sobe 3% nas telecomunicações

 
Em 2016, os preços dos serviços de telecomunicações vão subir em média 3%, um valor em linha com a actualização registada em 2015.
A Meo foi das primeiras a comunicar aos clientes o aumento de cerca de 2,5% a partir do dia 1 de Janeiro.

A Nos não divulgou o valor médio da actualização que vai implementar logo no início de Janeiro, mas de acordo com a informação disponível no seu site, os valores devem aumentar entre 2,5% a 3%.

Já as facturas dos clientes da Vodafone vão sofrer alterações a partir do dia 13 de Janeiro. O aumento será entre 2% e 3%.

(Notícia actualizada às 15:30 depois da EPAL anunciar esta quarta-feira, 30 de Dezembro, que os preços da água em Lisboa vão sofrer aumentos a partir de 1 de Janeiro)

Mais notícias