Outros sites Medialivre
Notícia

Ex-libris da Maia

O concelho da Maia vive do passado e do futuro. Do passado rural que influencia a gastronomia, a cultura, a maneira de viver e do futuro que trará ao município mais empresas tecnológicas.

27 de Junho de 2019 às 11:15
Paulo Duarte
  • Partilhar artigo
  • ...
Cultura
No roteiro da arquitetura mundial

A cidade aposta no design e na arquitetura para se destacar. Basta ver a icónica Torre do Lidador, junto à Câmara Municipal, que com 92 metros de altura é o quinto edifício mais alto do país, e o primeiro se excluirmos Lisboa. Segundo o seu presidente, a Maia deverá entrar no roteiro da arquitetura mundial, com o desenvolvimento de um projeto de Siza Vieira na Fundação Gramaxo, na Quinta da Boa Vista. A nível cultural, há inúmeras atividades a não perder durante o ano. Peças de teatro, circuitos turísticos, ciclos de cinema, festas e romarias não faltam no cartaz. Poderá visitar a Casa Museu Albino José Moreira, o Museu de História e Etnologia da Terra, e a Quinta da Caverneira, ou desfrutar da natureza em alguns dos parques da cidade, de que são exemplos o Parque Urbano dos Amores.

Gastronomia
Doces de fazer água na boca

Não há propriamente uma gastronomia típica maiata, mas sim comum a toda a região de Entre Douro e Minho. Historicamente o concelho era forte na criação de gado bovino, e na produção de leite, bem como de cereais, como o milho e o trigo, centeio, leguminosas e batatas. Por isso, a sua gastronomia é forte em carne de bovino, como a vitela assada, e em carne de carneiro e de cabrito. Destaca-se o arroz de carqueja no forno com entrecosto, o arroz de galo, os rojões, o cozido à portuguesa. Nas sopas, são comuns a canja de galinha, o caldo verde, o caldo de unto e a sopa de nabos. Já na doçaria, o pão doce, as broinhas doces, as rabanadas, a aletria, o pão de ló do Bezerra de Famalicão, os pescoços de freira, os papo de anjo, o toucinho do céu da Maia, o bolo da Abadessa são doces fortes no concelho. E o pão não pode nunca faltar, como a broa de milho.
Mais notícias