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Nasceu em 2010, mas só em Abril de 2013 criou o seu próprio gabinete de desenvolvimento. E foi em Leiria que decidiu colocar o "coração" da actividade, que dá o suporte para a Live Content se focar no seu negócio principal: gerir redes sociais. Novas aplicações para telemóveis, sites e microsites, ou programação sai tudo da unidade leiriense da Live Content.
Sao apenas três pessoas, mas bastam para manter o "backoffice" da Live Content a funcionar. Enquanto os seus colegas na capital garantem que os clientes estão sempre "online" nas várias redes sociais, é a equipa de Leiria que dá o apoio necessário para que tudo funcione em pleno.
"A função de Leiria é apenas desenvolvimento", realça Eduardo Domingues, gestor de desenvolvimento da Live
ou dois anos depois
de ter iniciado
a sua actividade.
Gestor de desenvolvimento
da Live Content
Content. "Tudo o que é programação, que passa muito pelo ‘core business’ da Live Content, aplicações para o Facebook, sites, microsites, passatempos" é função da equipa sediada em Leiria. No fundo, "tudo que ajude a gestão da rede social a divulgar, ou fazer inquéritos com os utilizadores", explica Eduardo Domingues.
Com a época de festivais de Verão a aproximar-se, chega também uma época de grande trabalho para a Live Content e para a área de desenvolvimento da empresa de gestão de redes sociais, que representa os principais eventos musicais do Verão. O site da Super Bock Super Rock, passatempos para o Facebook e aplicações para o Meo Sudoeste são alguns dos projectos nas mãos da equipa de desenvolvimento.
Focados em diversificar a área de actividade, a Live Content está a apostar num novo segmento. "Agora a expansão para o móvel, de aplicações móveis de iOS e Android e que já estamos a estudar", conta o gestor de desenvolvimento da Live Content. "Os nossos maiores clientes para esse tipo de aplicações são por exemplo a L’Óreal", destaca Eduardo Domingues. "A última que fizemos foi um catálogo para distribuir pelos cabeleireiros da L’Óreal profissional. As pessoas estão a tratar do cabelo e a ver no iPad o que há", explica.
A diversificação geográfica é outro dos focos da gestora de redes sociais. "A Live Content começou a expandir-se cerca de um ou dois anos depois de ter iniciado a sua actividade", conta Eduardo Domingues. Presente já no mercado brasileiro e mexicano, onde capta cerca de 40% das suas receitas, a empresa deverá continuar a privilegiar a internacionalização. "Neste mercado é o que faz sentido", defende o responsável da Live Content.
Recentemente escolhida para ser a representante comercial do Twitter em Portugal, a Live Content deverá continuar a funcionar a dois níveis: em Lisboa e em Leiria. Apesar de afastada dos restantes membros que compõem a equipa de 20 pessoas da empresa, estar em Leiria traz vantagens para a área de desenvolvimento da Live Content. "Decidimos abrir aqui na incubadora Dom Dinis justamente pela proximidade com a Universidade e pelas facilidades que nos dão aqui", remata Eduardo Domingues.
40% da actividade no estrangeiro
A internacionalização é um dos principais objectivos da Live Content. Presente em três mercados – Portugal, Brasil e México –, a empresa de redes sociais garante já uma importante parte das suas receitas no exterior. Com um volume de negócios de dois milhões de euros, 40% desse valor vem actualmente das operações no Brasil e no México. Ainda que a expansão internacional seja um dos objectivos da empresa de redes sociais, para já não há nenhum novo mercado na calha.
Equipa pequena, mas grandes clientes
Com uma equipa de 20 pessoas em Portugal, a Live Content garante uma lista de clientes sólida. "Temos tido alguns clientes – o que não é muito normal nesta área – que se mantêm connosco alguns anos", adiantou Eduardo Domingues, gestor de projectos da Live Content. Marcas como a Sumol+Compal, Disney Portugal, os festivais Meo Sudoeste, Super Bock Super Rock, ou L’Óreal são alguns dos clientes da empresa.
Gestão centrada por países
A estratégia de diversificação internacional da empresa tem sido delineada com cuidado. De modo a garantir um contacto mais próximo com a cultura e as marcas de cada país onde está presente, a Live Content tem equipas independentes colocadas nos mercados onde está presente, mas com o mesmo CEO (Domingos Guimarães). O Brasil conta actualmente com cinco pessoas, enquanto no escritório da Cidade do México estão sediados quatro funcionários. "É preciso fazer uma relação íntima entre a marca e o cliente", explica Eduardo Domingues, daí a necessidade de trabalhar com pessoas do próprio país.