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Soluções criativas na net? Na Guarda há um Dom

Se precisa de um “site”, uma aplicação móvel ou de um sistema de gestão de conteúdos, pode falar com a Dom Digital. Esta pequena empresa acabou de fazer a aplicação móvel da RTP e quer continuar a apostar nos média.

20 de Janeiro de 2015 às 11:00
Miguel Baltazar
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A Guarda tem um Dom muito conhecido: Dom Sancho, o segundo rei de Portugal, que desde 1955 está representado em frente à Sé. Foi ele que atribuiu o foral à cidade e que inspirou, também, o doce oficial do concelho, numa iniciativa promovida pelo município. Mas há um outro Dom a dar cartas na internet: a Dom Digital é uma empresa especializada em soluções criativas na web, sejam elas "sites", aplicações ou plataformas de gestão. Fundada em 1997, a empresa dá trabalho a 15 pessoas e acabou de lançar a aplicação móvel da RTP Play (para iOS e Android).


É esse, neste momento, o projecto porta-estandarte da empresa. "A RTP contactou-nos para fazer versões para tablet e smartphone do RTP Play, a plataforma de visualização de canais", explica António Gil, CEO (presidente executivo) da Dom Digital. "Estamos a tentar encontrar novas formas de ver TV com eles. Essa tecnologia foi toda feita na Guarda e é do melhor que se faz a nível global", garante, acrescentando que "há poucas aplicações de TV ‘on demand’ com esta qualidade".

 

A Internet é como
a economia dos legos. Existem milhares de legos, de diferentes tamanhos e cores, e diferentes pinos.
O nosso objectivo
é fazer com que os legos se encaixem. 
António Gil
CEO da Dom Digital

Uma das grandes apostas da Dom Digital é o sector dos média, em especial numa altura em que é preciso oferecer soluções informáticas para fechar conteúdos. "Os jornais precisam de experimentar, só que isso custa dinheiro e demora tempo. É isso que permitimos aos jornais com esta tecnologia que é o Ardina", sublinha. O Ardina é uma plataforma baseada no modelo da SalesForce, "líder mundial de software na ‘cloud’ no sector empresarial," com quem a Dom Digital tem uma parceira, através da qual espera promover esta solução.


"Queremos que o Ardina seja vendido à escala global através da SalesForce", diz António Gil. As valências desta plataforma podem ser resumidas em quatro categorias: o "player", para reprodução de conteúdos áudio ou vídeo; o gestor de conteúdos (‘backoffice’); um catalogador de conteúdos (para gerir os ‘tags’) e o interface, que é a parte mais visível – o "site", por exemplo.
No sector dos média, a Dom Digital segue "numa perspectiva de ‘revenue share’ [partilha de receita]: os clientes não fazem investimento e por outro lado recebem só se isto der resultado". Isso é uma abordagem de sucesso neste sector porque "retira o risco dos jornais".


Além da área dos média, a Dom Digital aposta ainda "na hotelaria e no terceiro sector". "Temos clientes sobretudo em Portugal, Espanha e Cabo Verde", explica António Gil. A Dom Digital facturou 300 mil euros no ano passado, um valor "em linha com os últimos anos de crise". O valor de exportações é baixo, situando-se em 12%, até porque não é aí que está, ainda, a principal fatia do negócio.

 

Falta de oferta
Apesar de considerar que tem, na sua equipa, um conjunto de "craques", António Gil lamenta a falta de mão-de-obra qualificada. "Queremos crescer mas não há oferta qualificada nesta área, nesta zona", lamenta o CEO.


A equipa de 15 funcionários tem um comercial em Lisboa e outro em Coimbra e, numa das paredes do escritório, junto ao Teatro Municipal da Guarda, está colado na parede um organigrama nos maiores grupos de média portugueses.

 
Os média são o principal alvo da Dom Digital
Fechar conteúdos, ter publicidade nos "sites" ou lançar aplicações móveis são algumas das principais apostas da comunicação social. A Dom Digital está há muitos anos a criar soluções nessa área. Conheça as principais.
 

Aplicação móvel do RTP play
Se quiser rever as notícias ou os programas da RTP, ou ainda acompanhar os canais em directo na internet, pode fazê-lo no RTP Play. A empresa pública já tem há alguns anos este conteúdo em versão "desktop", mas não tinha uma aplicação móvel. A Dom Digital produziu essa aplicação, para sistemas Android e iOS. "A nossa preocupação foi tornar os conteúdos da RTP acessíveis num tablet ou smartphone", explica Paulo Fonseca, um dos responsáveis pelo projecto, que foi lançado no início de 2015.

 

Aplicação android da antena 3
A colaboração da Dom Digital com a RTP já não é de agora. Em 2012, a Antena 3 lançou a primeira aplicação para os smartphones Android, um trabalho com a assinatura da empresa da Guarda. A aplicação permite ouvir a emissão em directo e consultar os blogues, notícias e a programação. A plataforma base é o Ardina.

soluções para hotéis vila galé e altis
O sector da hotelaria também representa outra das apostas da Dom Digital. No ano passado, a empresa criou uma versão móvel para os hotéis Altis que permite fazer reservas através do telemóvel ou do tablet. Em 2012 tinham sido os hotéis Vila Galé a comprar esse produto.

 

Jornal do Fundão e a Bola pagos
O Jornal do Fundão foi o primeiro do país a ter conteúdos pagos, lê-se no site da Dom Digital. O "site" e a plataforma de pagamento online foram criados pela empresa da Guarda em... 2001. Quando o desportivo A Bola decidiu fazer o mesmo, também contratou a Dom Digital em 2007.

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